Química, perguntado por RCSgod, 10 meses atrás

Cite para cada um dos modelos atômicos quais são as principais falhas e acertos nos modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por Zogorefredo
30

Resposta:

Dalton: O acerto do modelo é devido a considerar a existência de átomos considerando a reação química simplesmente como um rearranjo desses. Um ponto forte de sua teoria foi considerar a lei de conservação das massas e a lei de proporção de Proust. O erro foi por considerar o átomo como uma partícula individível (o que não é vdd, pois o átomo é formado por partículas subatômicas) e considerar o átomo neutro.

Thomson: O modelo de Thomson acertou em considerar que os átomos são formados por partículas carregadas eletricamente e por conseguir calcular a razão da carga-massa de um életron. Seu modelo falha por ser incoerente com o experimento feito pelos alunos de Rutherford.

Rutherford: Seu modelo acerta por considerar o átomo como formado por um núcleo muito denso e de carga elétrica positiva, em que os elétrons orbitam em torno do núcleo como planetas orbitam em torno do sol. Seu modelo é falho pois a física clássica da época não possuía uma base teórica para sustentar essa teoria. Um elétron (negativo) orbitando um núcleo positivo deveria ir perdendo energia e se aproximando cada vez mais do núcleo, até que o elétron se colapsasse com o núcleo.

Bohr: Bohr acreditava que o modelo de rutherford era um bom modelo. Buscando corrigi-lo, usando como base os experimentos de Max Planck e Einstein, ele postulou (postular é vc impor algo sem ter uma base cientifica pra sustentar isso) que o elétron é quantizado; o que significa que só pode ter energias múltiplas de um número inteiro e só pode existir em raios fixos em torno do núcleo. Além de corrigir o modelo de Rutherford, o maior acerto do modelo de Bohr foi resolver o mistério do espectro de hidrogênio, introduzindo o conceito de salto quântico. Qndo um átomo recebe energia, o elétron ''pula'' para um nível acima de energia e depois volta para o nível de energia inicial, liberando a quantidade de energia. Se a energia for visível, vemos isso como cor (esse é o princípio de fogos de artifício). O erro do modelo é que só servia para átomos hidrogenoides; considerava o átomo apenas em duas dimensões; não era capaz de explicar como que um elétron difrata (propriedade de ondas, não de matéria);

Perguntas interessantes