Biologia, perguntado por natanramalho2, 7 meses atrás

Cite os três grupos de arqueas e bactérias quimiossintetizantes e quais os elementos que os mesmos oxidam para obter a matéria orgânica para sua nutrição.​

Soluções para a tarefa

Respondido por hectorlevi
3

Resposta:

No solo podemos encontrar algumas espécies de bactérias e arqueobactérias autotróficas, ou seja, bactérias que produzem o seu próprio alimento através da quimiossíntese. Mas o que é quimiossíntese?

A quimiossíntese é um processo no qual ocorre produção de matéria orgânica a partir de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas (como amônia, ferro, nitrito e enxofre), sem a utilização de energia luminosa. Por não necessitar de energia luminosa, esse tipo de bactéria pode realizar a quimiossíntese em ambientes desprovidos de luz e matéria orgânica, já que a energia utilizada em seu desenvolvimento é obtida através de oxidações inorgânicas.

Exemplos de bactérias que realizam a quimiossíntese são as do gênero Beggiatoa e Thiobacillus, também chamadas de sulfobactérias, pois elas realizam seu metabolismo através das reações de oxidação de compostos de enxofre.

Outro exemplo de bactérias quimiossintetizantes, também chamadas de nitrobactérias, são as bactérias do gênero Nitrosomonas e Nitrobacter, muito importantes para o meio ambiente e para os seres humanos. Essas bactérias são encontradas no solo e realizam um importante papel na reciclagem do nitrogênio em nosso planeta. As bactérias do gênero Nitrosomonas conseguem energia através da oxidação do íon amônio (NH4+), que se encontra presente no solo, transformando-o em íon nitrito (NO-2); enquanto as bactérias do gênero Nitrobacter oxidam o íon nitrito (NO-2), transformando-o em íon nitrato (NO-3), que é absorvido pelas raízes das plantas e utilizado na síntese de proteínas.

No processo da quimiossíntese podemos destacar duas etapas distintas:


natanramalho2: obgdão ajudou muito❤☺
hectorlevi: dnada
Respondido por erickvitor2273
3

Resposta:

Explicação:

Há algum tempo, no reino procarionte, pouco era entendida a diferença entre as bactérias e arqueas, já que ambas faziam parte desse Reino Monera e eram chamadas de bactérias, como se fossem a mesma coisa.

Porém, depois de décadas de estudo, foi descoberto que na realidade existem algumas diferenças entre esses dois modelos de microorganismos, o que possibilitou então a criação de um novo grupo, diferenciando as arqueas das bactérias.

As arqueas chegaram à Terra muito antes das bactérias, já que sempre foram abundantes desde mais de três bilhões de anos atrás.

Elas ficaram reconhecidas então como archaeobacterias, sendo que Acheos, no grego, significa antigo. Enquanto isso, todo o resto das outras bactérias foram classificas como ‘eubacterias’. No grego, eu é o significado para verdadeiro.


natanramalho2: obg❤☺
erickvitor2273: tmjt
erickvitor2273: se pude marcar como melhor resposta
erickvitor2273: pra ajuda
Perguntas interessantes