Geografia, perguntado por thaliamarcos4632, 1 ano atrás

Cite os procedimentos que você pode realizar para que a atividade alcance o seu objetivo. Indique exemplos práticos de como o eurocentrismo e a perspectiva colonialista se fazem presentes nos livros didáticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
6

Um exemplo prático do eurocentrismo e a perspectiva colonialista presente nos livros didáticos ideia de "Descobrimento" e a forma de contar a história sobre a perspectiva europeia.

O o eurocentrismo e a perspectiva colonialista basicamente privilegia o ponto de vista e as conclusões dos europeus em relação aos outros povos, principalmente pelo fato de que eles dominavam os registros escritos e sua conservação, enquanto que muitos registros de povos pré-colombianos, por exemplo, se perderam.

Abraços!

Respondido por jaqw22
10

Resposta:

O primeiro passo é a seleção de livros didáticos de diversas disciplinas e épocas e que apresentem diferentes perspectivas.

Já em sala de aula, após a exposição do tema, a segunda ação é a formação de grupos em que os alunos possam analisar as obras em conjunto. Como a história e a formação do país são contadas? A partir do olhar dos colonizados ou dos colonizadores? E as questões contemporâneas? Como as minorias e os grupos marginalizados são apresentados?

É preciso orientar os alunos para o fato de que a perspectiva colonial pode ser encontrada não só no texto escrito, como também nas imagens selecionadas para ilustrar o material didático. Quais grupos étnicos/raciais são apresentados com mais frequência? Em posições de autonomia ou de subalternidade?

Indicar como o conhecimento contido nesses livros está relacionado ao período em que foi produzido. Um fenômeno social ou um acontecimento histórico que é colocado como central nos livros atuais pode ter sido visto como secundário ou de pouca importância em livros anteriores.

Por fim, produzir em conjunto com a turma um panorama sobre como essas questões são apresentadas, quais são os exemplos utilizados, quais narrativas são centrais e quais são colocadas em segundo plano, demonstrando assim o contexto social da produção do conhecimento.

Explicação:

Perguntas interessantes