Geografia, perguntado por jonhvictorpm, 11 meses atrás

Cite os principais problemas ambientais de Ouro Preto

Soluções para a tarefa

Respondido por cauane200637
4
Olha eu sei que o que eu vou escrever não é muito resumido É contando realmente os problemas e suas causas principais ambientais de Ouro Preto


Com a junção de vários arraias foi fundada Vila Rica, que nos dias de hoje é a famosa cidade de Ouro Preto, sua fundação foi devida a sua grande quantidade   de ouro e metais que interessou muitas pessoas a irem para lá participarem da extração desses materiais e grande parte dessa extração foi enviada para Portugal, outra coisa que usou muito o ouro e prata foi a construções de igrejas em Vila Rica.

         A Região de Ouro Preto foi a principal área de extração de ouro nos séculos XVIII e XIX. A maior parte desse ouro extraído foi enviada a Portugal, de acordo comValdir Lamim-Guedes que é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia de Biomas Tropicais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)foram enviadas cerca de oitocentas toneladas de ouro no século XVIII, sem contar o que circulou de forma ilegal, bem como o que ficou na decoração das igrejas. Nessa cidade outro problema que foi herdado do período colonial foi a degradação ambiental, exemplos de destruição são a degradação dos corpos d'água, que são assoreamento, ausência de mata ciliar, águas barrentas, e a devastação das florestas, que tem o solo muito exposto, a vegetação está em início de regeneração e acontece muitas queimadas. A destruição dos pontos turísticos também é um problema muito grave que está acontecendo a todo momento, mesmo que protegidos, esses pontos estão sendo destruídos.

        A cidade está com problemas socioculturais como a falta de médicos, grande violência, transporte coletivo com muitos problemas, escolas com condições desumanas fazendo com que as crianças não consigam estuda. Hoje a principal renda da cidade histórica é o turismo e a extração do minério de ferro.

         Como o minério de ferro já foi bastante explorado, daqui alguns anos a cidade não terá mais dele para retirar e viverá apenas do turismo, com menor quantia de dinheiro para poder sustentar a cidade, mais problemas iram aparecer. A região tem uma grande falta de infraestrutura de saneamento básico, com suas ruas são estreitas e as casas são muito próximas uma da outra, tem uma dificuldade maior de tratar essa falta, que a todo momento leva a mais problemas de saúde. Mas com a mudança de postura política nos últimos meses devido a novas Leis Estaduais e Federais que exige o melhoramento desses serviços. Nas últimas décadas, as mudanças veem ocorrendo mais rápido e a melhora de vida acontece mesmo que sendo devagar.

        Os problemas ambientais estão sendo muito discutidos em todo o mundo e com isso faz que Ouro Preto mude sua postura em relação ao meio ambiente. Os principais objetivos de políticas públicas estão ligadas ao processo educacional, à coleta de lixo, esgoto e implantação de processos seletivos de plásticos. Na cidade pode-se notar que existem lixeiras por várias partes da cidade, porém nem todos os turistas respeitam e joga lixos em locais inapropriados, nota-se também algumas pichações nos muros de algumas casas.    

        Problema gerado a muitos anos atrás vem influenciando a má infraestrutura da cidade além da grande devastação pelo ouro, atualmente os problemas são outros, como todos sabem Ouro Preto e uma cidade turística logo recebe um grande fluxo de pessoas, e de carros causam grande efeitos na cidade, e pela mineração que ainda ocorre na Cidade, porém de menor escala.

         A mineração está causando também grande destruição de matas e montanhas, exemplo a destruição é a montanha Pico do Itacolomi, que fica na região de Ouro Preto, e é ela possui apenas seu pico protegido pelo o estado, mas em comparação com o seu resto que é explorado constantemente pelas empresas mineradoras.

          Como as empresas de mineração tem ficado cada vez mais sujeita a um controle de degradação ambiental, são forças diversas que convergem para promover um desenvolvimento mais sustentável. Nesse sentido as empresas mineradoras têm investido em produção mais limpa, têm estado sujeitas a normas mais rigorosas.

        Grande parte das montanhas da região mineradora, não necessariamente a região de Ouro Preto, estão deformadas pelo menos na sua parte inferior, perto do solo, algumas foram tão exploradas que nem a parte do pico está preservada, e também há aquelas que não tem mais o que tirar delas e acabam desmoronando sem força para se aguentar. Não existe um plano concreto pela prefeitura de uma melhor maneira de reflorestamento para a cidade, existe somente suposições mais nada concreto.

        Com a exploração de ouro, outro fator natural que está bastante poluído nessa região são os rios, por conta da exploração ribeirinha que para achar o ouro mais facilmente colocavam mercúrio na peneira para haver uma separação de materiais mais rápida, quando se colocava tal produto o que não era metal precioso saia rapidamente da peneira e ficava apenas o que era importante para os senhores.



jonhvictorpm: Tem algum outro menor não??
jonhvictorpm: Preciso de um a seis e
jonhvictorpm: De um q seja de seis a doze linhas
cauane200637: assim John infelizmente no meu livro eu não tenho assim especificamente os motivos separados bem detalhados entendeu
jonhvictorpm: Tudo bem, obrigado!!
Perguntas interessantes