Geografia, perguntado por gm021862, 11 meses atrás

Cite os principais meios de transporte e o mais seguro porque

Soluções para a tarefa

Respondido por euujoiceeee
0

Resposta:

Carro

Um dos meios de transporte mais populares do Brasil e, por isso, não poderíamos deixar de falar sobre a segurança que oferecem a quem os utiliza. É verdade que eles oferecem riscos para o usuário, mas a maioria deles são causados por erros ao operar o veículo, como dirigir embriagado, falando ao celular ou em velocidades mais altas do que as recomendadas para as vias.

Deixar de utilizar equipamento de proteção (no caso, o cinto de segurança) e fazer ultrapassagens perigosas são ambas atividades que oferecem grandes riscos. O que mais mata no trânsito brasileiro é desrespeitar aLei Secae dirigir sob a influência de álcool.

Nos últimos anos, o Brasil reduziu as taxas de acidentes de carro nas capitais, graças aos esforços realizados para que a lei seja cumprida. Porém, o país ainda está longe de atingir as metas que traçou para 2020. Em 2010, foram registrados 7.952 óbitos nas cidades, número que caiu para apenas 5.773 em 2016.

Por ano, são 37.345 mortes devido a esse meio de transporte, o que é mais do que a população de muitas cidades do país. A meta para 2020 é limitar as mortes a 19.000 pessoas, com mais fiscalização e conscientização sobre os perigos de dirigir embriagado e de desrespeitar outras leis do Código de Trânsito Brasileiro.

Mas, mesmo considerando esses desafios, os carros são seguros. Se compararmos os veículos de hoje com aqueles que eram operados há 50 anos, veremos que tecnologias como freios ABS e airbags fazem com que muito mais pessoas sobrevivam a acidentes.

Oscarros inteligentessão o próximo esforço nesse sentido, e as tecnologias embarcadas neles visam prever um acidente com alguns segundos de antecipação e tomar o curso de ação mais adequado para evitar fatalidades.

Bicicleta

Com a popularização da economia compartilhada e a construção de ciclovias, bikes começam a se tornar um meio de transporte viável no Brasil. Entretanto, como a maioria das cidades não conta com espaço adequado para conduzir esses veículos, ainda há uma chance entre 341.000 de um ciclista ser atropelado.

O motivo pelo qual esse modal é mais seguro do que as motocicletas é simples: o ciclista pedala em uma velocidade bem menor. E mesmo quando usa bicicletas elétricas, está limitado a 49 cilindradas na maioria dos modelos disponíveis no mercado.

Barco

Pensando em fazer um cruzeiro? Provavelmente o único problema que vai enfrentar é a maresia. Embora existam acidentes fatais com barcos, o número deles é bem menor do que o visto em outras modalidades de transporte. Em 2014, o Departamento de Transportes americano registrou apenas 674 mortes no transporte aquático, seja em balsas, seja em barcos.

Para ajudá-lo a ficar ainda mais tranquilo, devemos destacar que 610 dessas mortes aconteceram em atividades recreacionais, como o iatismo. Barcos de pesca foram responsáveis por 32 mortes e os acidentes com embarcações comerciais só resultaram em 18 fatalidades.

Metrô e trem

O transporte sobre trilhos, tanto em metrôs quanto em trens, oferece grande segurança para os passageiros. Dentre os modais de transporte urbano, essas opções perdem apenas para os ônibus.

Comparado com o número de mortes em motocicletas, por exemplo, os dois métodos de transporte registram apenas 0,43 e 0,24 mortes, respectivamente, a cada um bilhão de milhas percorridas. Enquanto isso, as motos causam 212,57 fatalidades no mesmo percurso.

Ônibus

Ainda tinha dúvidas sobre a segurança dotransporte público? Pode ficar despreocupado. Trafegar de ônibus — seja entre uma cidade e outra, seja dentro de um mesmo município — é uma maneira bastante segura de ir de um lugar a outro. As mortes nesse modal caíram, pelo menos, 25% desde a década de 1990 e, em alguns países, são tão baixas quanto 39 ocorrências ao ano.

Avião

Você é daquelas pessoas que têm medo de avião? Não deveria.Em todo o mundo, o único meio de transporte mais seguro que voar é pegar um elevador. Contudo, a ideia de que voar é perigoso persiste na mente das pessoas por um único motivo: isso já foi verdade.

Logo nos primórdios da aviação, muitos riscos estavam associados à atividade. De fato, até 1985, países como os EUA registravam,pelo menos, 1.500 fatalidades nesse meio de transporte. Felizmente, desde então, muita coisa mudou.

Passados 29 anos, em 2014, voar já era uma das maneiras mais seguras de visitar lugares distantes. Nesse ano, foram registradas apenas 439 mortes relacionadas ao uso de aviões nos EUA. Uma baita mudança, não é mesmo?

A melhor notícia é que nenhuma dessas mortes foi sequer atribuída a um acidente em voos comerciais. Todas elas aconteceram em aviões particulares ou fretados em empresas de táxi-aéreo.

Por outro lado, os números globais foram afetados por acidentes dos quais você talvez se lembre: as 761 mortes registradas em voos comerciais foram impactadas pelas tragédias que envolveram o voo 17 da Malaysia Airlines e o voo 5017 da Air Algerie. Ainda assim, comparado com os outros tipos de transporte listados aqui, pegar um avião apresenta-se como a opção mais segura.

Respondido por Gabimaced36
0

Resposta:

Os principais meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreo.

Comprovadamente, o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo. Para sermos completamente honestos, é o segundo: na lista de tudo o que usamos para nos deslocar do ponto A ao ponto B sem ser nossas próprias pernas, o mais seguro do mundo é, oficialmente, o elevador(!).

Perguntas interessantes