História, perguntado por Dudamm0202, 11 meses atrás

Cite os principais fatores que na ocupação holandesa no Nordeste do Brasil e na sua posterior expulsão

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
16
Olá!

Os principais fatores que culminaram na ocupação holandesa no Nordeste do Brasil foram:

Os holandesas investiram na economia brasileira em acordos com Portugal (relativos à cana-de-açúcar). Mas no ano de 1580, a dinastia de avis acabou sem deixar herdeiros, então os espanhóis se aproveitaram anexaram Portugal aos seus domínios.

A primeira ação dos espanhóis foi romper os acordos com os holandeses, prejudicando sua economia. Eles eram ex-colonos da Espanha, e isso já deixava amarga a relação entre os povos. Essa foi uma das razões da ocupação holandesa no nordeste brasileiro.

Os primeiros ataques aconteceram em 1624, e os conflitos perduraram por anos, comandada pela Companhia das Índias Orientais, uma empresa holandesa.

O fim da ocupação holandesa começou com a saída de Maurício de Nassau, o comandante dos invasores, no ano de 1644. Com o retorno desse chefe, que era admirado na região, a Holanda passou a cobrar altas taxas dos cidadãos, o que causou uma revolta.

Os próprios cidadãos nordestinos, no ano de 1654, foram responsáveis pela expulsão dos holandeses do nordeste do Brasil.


Respondido por VHGOMS
10

Resposta:

Foram os seguintes fatores:

As relações diplomáticas que envolviam Portugal, Espanha e  

Holanda;

A Crise da dinastia de Avis, que acabou resultando na União Ibérica: Espanha e Portugal sendo unificadas sob o domínio do mesmo rei;

A parceria entre portugueses e holandeses na comercialização do açúcar sendo afetada.

Explicação:

Basicamente, o acontecimento fundamental para a vinda dos Holandeses no Brasil, foi a União Ibérica: Unificação das coroas espanhola e portuguesa que se estendeu de 1580 a 1640. Essa união foi consequência da crise sucessória que atingiu a dinastia de Avis, no final do século XVI.

Primeiramente devemos pontuar que o negócio do açúcar era uma atividade econômica muito lucrativa e que envolvia uma parceria entre holandeses e portugueses.

O negócio do açúcar foi instalado no Brasil com auxílio de capital holandês, pois muitos senhores de engenho só conseguiram desenvolver seu negócio com dinheiro emprestado pelos holandeses. Além disso, a Holanda participava do refino do açúcar e de sua distribuição pela Europa. Dessa forma, os holandeses tinham uma participação relevante nessa atividade.

Os holandeses, no entanto, estavam em guerra contra os espanhóis desde 1568. O conflito era motivado pela busca daqueles por conquistarem sua independência dos Habsburgo, a família real que governava Holanda, Espanha e outros locais da Europa. Assim, percebemos que a Holanda tinha relações boas com Portugal e ruins com a Espanha.

Tudo isso mudou com a União Ibérica. Em 1578, d. Henrique, rei de Portugal, faleceu e não deixou herdeiros para o trono português. Assim, três postulantes que possuíam parentesco com ele solicitaram direito de ocupar o trono de Portugal. O vitorioso nesse cenário foi Filipe II da Espanha, o rei espanhol.

Com isso, a parceria entre portugueses e holandeses na comercialização do açúcar foi afetada, e estes foram excluídos da atividade. Filipe II chegou a ordenar o confisco de embarcações holandesas que estivessem em Lisboa, por diversos anos. Os holandeses, então, resolveram reagir para defender seus interesses econômicos.

Em 1595, embarcações holandesas saquearam o porto português em São Tomé e Príncipe, na costa africana. A partir do século XVII, eles, além de atacarem os portugueses na África, decidiram atacar a colônia portuguesa no Nordeste brasileiro, dando início às invasões holandesas no Brasil.

PFV MARQUE COMO MELHOR SE AJUDEI :)

Perguntas interessantes