Cite os personagens do livro Max e os felinos
Soluções para a tarefa
Max é um jovem alemão que passa sua infância e adolescência dominado pelo autoritarismo do pai, um peleteiro que tinha uma loja chamada “Ao Tigre de Bengala”, com um tigre empalhado que fora abatido por ele próprio. O único refúgio do garoto era o depósito da loja, em meio às peles de vários animais, incluindo os felinos – suas favoritas.
Aproximadamente aos 19 anos, Max se envolve com uma mulher chamada Frida, casada com um nazista e sua amizade com um jovem socialista o colocam na mira do regime nazista, sendo obrigado a fugir do país para o Brasil quando seu caso amoroso é descoberto.
Durante a viagem, o cargueiro em que viajava e que transportava animais de um zoológico/circo naufraga. Por sorte, ele consegue escapar em um escaler e, pensando em improvisar uma cabana para se proteger, ele encontra uma caixa dos destroços do navio, com um cadeado. Ao abrir, um enorme jaguar salta de dentro dessa caixa e vira a nova companhia de Max. Para não ser devorado pelo jaguar, Max é obrigado a pescar para ele.
Não vou dar detalhes dessa parte, mas não é tão longa quanto a trajetória de Pi – o livro em si não é longo. O fato é que foi a partir dessa parte – intitulada “O jaguar no escaler” – é que surgiu a ideia para as Aventuras de Pi. Como o próprio Moacyr comenta na introdução, os textos são diferentes, mas a ideia principal é a mesma. Falo da questão do plágio mais adiante.
Voltando a Max, ele é resgatado e desembarca em Porto Alegre. E o jaguar? Bem, ninguém da tripulação o viu e aqui deixo para vocês tirarem suas conclusões sobre o destino do animal.
Mas enfim, Max está em Porto Alegre e começa uma nova vida. Porém, ele é frequentemente perseguido por seus fantasmas do passado e seu pânico faz com que ele tente a sorte em Caxias do Sul. Lá, ele conseguiu um pedaço de terra, se casou e teve uma filha, mas continuava atormentado, ainda mais com a chegada da Segunda Guerra. Ao final da guerra, vai para a Alemanha saber de seus pais, mas encontra sua antiga casa destroçada e seu pai em um asilo.
Quando retorna ao Brasil, percebe que alguém está se mudando para sua vizinhança e descobre que é o marido de, sua ex-amante. Dado como desaparecido na Alemanha, ele se refugiou no Brasil, mas Max não o deixaria impune: passa a perseguir o nazista e é praticamente declarada guerra entre eles. O ápice da situação é quando sua filha é atacada, aparentemente por uma onça, mas Max acredita piamente que foi um ataque do nazista e vai atrás dele para um combate final e a conclusão da estória.