Geografia, perguntado por samuraidns, 5 meses atrás

Cite os fusos horários que fazem parte do território brasileiro, explicando sobre cada um. Explique por que existe o horário de verão.​

Soluções para a tarefa

Respondido por GabiFofa321
1

Existem quatro fusos horários no Brasil, que são GMT -2, GMT -3 (conhecido como horário de Brasília, que é a hora oficial do país), GMT -4 e GMT -5. Como o país está localizado inteiramente no hemisfério ocidental, ou oeste, todos os seus horários se encontram atrasados em relação à zona inicial, que tem como centro o Meridiano de Greenwich.

Além disso, durante o período de outubro a fevereiro, estados brasileiros do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país adotavam o horário de verão. Essa medida deixou de ser implementada no Brasil em 2019.

O que são fusos horários?

Os fusos horários são um sistema de padronização da contagem de horas pelo mundo. A determinação dos fusos horários facilitou a comunicação de longa distância, as viagens e principalmente o comércio internacional.

Quais são os fusos horários no Brasil?

O território brasileiro está oficialmente dividido em quatro fusos horários.

Fuso horário 1: Duas horas de atraso em relação a Greenwich (GMT -2). Estão inseridos nele arquipélagos brasileiros e ilhas, como Fernando de Noronha, o arquipélago de São Pedro e São Paulo e o atol das Rocas.

Fuso horário 2: Três horas de atraso em relação a Greenwich (GMT -3). Corresponde à hora oficial do Brasil e é chamado também de horário de Brasília. Nele estão inseridos:

todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste,

o Distrito Federal

os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.

Fuso horário 3: Quatro horas de atraso em relação a Greenwich (GMT -4). Estão inseridos nele a totalidade dos territórios de Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da maior porção do Amazonas.

Fuso horário 4: Cinco horas de atraso em relação a Greenwich (GMT -5). Uma pequena parcela do extremo oeste do Amazonas está inserido nele, assim como todo o território do Acre.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil no ano de 1931. Ele foi aplicado com o objetivo de gerar economia de energia elétrica durante os meses em que os dias são mais longos do que as noites, que correspondem ao final da primavera até meados do verão, quando a disponibilidade de luz natural é maior. Essa medida visava aliviar a sobrecarga no sistema de geração de energia elétrica do país.

Os estados mais próximos da Linha do Equador não adotavam o horário de verão, pois a duração dos dias e das noites nessa região do globo praticamente não se altera durante a passagem das estações.

Após algumas revogações e retomadas entre a década de 1940 e final da década de 1960, o horário de verão foi retomado no ano de 1985 e assim permaneceu até o ano de 2019, quando foi revogado novamente por meio de um decreto. Atualmente, portanto, o Brasil não possui horário de verão vigente.


samuraidns: obrigado
GabiFofa321: De nada!
Perguntas interessantes