cite os fatos que demarcam o começo e o fim da idade meia na Europa
Soluções para a tarefa
HISTÓRIA GERAL
A Idade Média abrange um período de aproximadamente dez séculos, indo do século V ao século XV. Foi nesse período que a cristandade floresceu na Europa.
Por Cláudio Fernandes
Na Idade Média, a Europa conseguiu unidade territorial e política Na Idade Média, a Europa conseguiu unidade territorial e política
O período conhecido como Idade Média comumente é dividido pelos historiadores em duas partes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. As duas partes abrangem o período que vai de meados do século V até o fim do século X e do século XI a meados do século XV, respectivamente.
Durante algum tempo esse período foi visto como sinônimo de obscuridade, recebendo inclusive a alcunha de “Idade das Trevas”. Essa visão negativa da Idade Média pode ser vista com maior acuidade no seguinte texto: Conceito de Idade Média.
No período da Alta Idade Média, houve a convergência de uma série de fatores que contribuiu para a crise do Império Romano do Ocidente, crise essa que acabou provocando o seu colapso. Um dos elementos que contribuíram para a quada do Império Romano do Ocidente foram as levas de invasões bárbaras. Foi por meio de tais invasões, inclusive, que alguns povos bárbaros, como os francos, os germânicos e os visigodos, passaram a fazer a sua própria organização social e política.
Os exemplos principais são o do Reino dos Francos, cujo representante emblemático foi Carlos Magno, e o do Sacro Império Romano-Germânico, formado já em uma época em que a Igreja Católica havia conseguido dar unidade cultural e espiritual ao ocidente europeu. A propósito, a própria História da Igreja Católica é decisiva para o entendimento da Idade Média como um todo e da herança que o mundo moderno dela recebeu.
Ao mesmo tempo em que esses fatos transcorriam no Ocidente, no Oriente (especificamente na região do leste europeu e da Anatólia (atual Turquia), o Império Bizantino, ou Império Romano do Oriente, também com estrutura religiosa cristã, desenvolvia uma estrutura política que resistiria até o ano de 1453, quando Constantinopla, o “coração” do Império, foi tomada pelos turcos otomanos.
Houve ainda, entre os séculos VII e VIII, a ascensão e expansão do islamismo, que era, a um só tempo, uma religião e uma forma de organização política. O Islamismo expandiu-se rapidamente pelo mundo durante a Idade Média, chegando a ocupar quase que inteiramente a Península Ibérica. Maiores informações podem ser encontradas neste link: Ascensão e queda do Império Islâmico.
O período que denominamos de Baixa Idade Média compreende, ao mesmo tempo, uma fase em que a civilização medieval chegou ao seu ápice, mas também entrou em declínio. Foi nessa fase, sobretudo nos séculos XI e XII, que apareceram as suntuosas arquiteturas gótica e românica e a estrutura de ensino universitário. Houve também, nessa fase, o processo de renascimento urbano e comercial e o desenvolvimento dos burgos.
Entretanto, a crise do mundo medieval sobreveio no século XIV a partir de eventos como a Peste Negra, as Revoltas Camponesas e vários problemas que impediram a exp noansão econômica da Europa.
Além desses temas, outros que são fundamentais para a compreensão do período medieval são o Feudalismo, a Reforma Gregoriana, as Corporações de Ofício, entre outros.