Cite os fatores que ocasionaram o acentuado crescimento da população urbana brasileira bem como as consequências desse crescimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Globalização e o processo de industrialização.
Explicação:
O processo de formação das cidades ocorre desde os tempos do período neolítico. No entanto, sob o ponto de vista estrutural, elas sempre estiveram vinculadas ao campo, pois dependiam deste para sobreviver.
O que muda no atual processo de urbanização capitalista, que se intensificou a partir do século XVIII, é que agora é o campo quem passa a ser dependente da cidade, pois é nela que as lógicas econômico-sociais que estruturam o meio rural são definidas.
Em geral, o que se observa é a industrialização funcionando como um motor para a urbanização das sociedades. Em seguida, ampliam-se as divisões econômicas e produtivas, com o campo produzindo matérias-primas e as cidades produzindo mercadorias industrializadas e realizando atividades características do setor terciário.
Esse processo é acompanhado por um elevado êxodo rural, com a formação de grandes metrópoles e, em alguns casos, até de megacidades, com populações que superam os 10 milhões de habitantes. Por fim, estrutura-se a chamada hierarquia urbana, que vai desde as pequenas e médias cidades às grandes metrópoles.
Ao longo dos anos, a sociedade tem sofrido diversas modificações, especialmente no que tange à apropriação do espaço geográfico. Em meados de 1800, a população mundial era praticamente rural, apenas cerca de 3% viviam em áreas urbanas. Contudo, um fato marcou toda uma transformação social, modificando por completo a estrutura populacional no mundo todo.
O aumento das indústrias, vinculado a um expressivo desenvolvimento tecnológico, fez com que as pessoas migrassem para as cidades à procura de trabalho. Portanto, as oportunidades de emprego nesse período são consideradas fatores atrativos, ao passo que a intensa mecanização do campo era considerada um fator repulsivo.
Por volta de 1950, a população urbana era de, aproximadamente, 746 milhões de pessoas. Em 1950 houve um aumento bastante expressivo, passando-se a 3 bilhões e 900 milhões de habitantes na zona urbana.
Atualmente, segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 54% da população mundial vive na zona urbana, e há projeções da organização de que essa porcentagem aumente, em 2050, para 66%, correspondendo a quase 2,5 milhões de pessoas deslocando-se para essas áreas.
O crescimento da população urbana brasileira é consequência dos processos de industrialização e modernização das cidades, e isso faz com que a população veja a cidade como lugares desenvolvidos, por isso vão em buscas de novas oportunidades de empregos.
Crescimento da população urbana brasileira e suas características
Sabe-se que a ocorrência do êxodo rural cresceu nos últimos anos, e isso é consequência dos processos de industrialização das cidades, que as deixam mais modernas e desenvolvidas.
Por isso, muitas pessoas deixam o campo em busca de melhora de vida nas cidades, só que muitas vezes as cidades não tem infraestrutura para manter essas pessoas, e é quando acontece processos de ocupação de espaços, como exemplo da formação das favelas.
Leia mais sobre Crescimento da população urbana brasileira: https://brainly.com.br/tarefa/33872069
#SPJ2