cite os fatores que compõem a demografia do mercado. dê dois exemplos para cada fator
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1
“O processo de envelhecimento nos países desenvolvidos ocorreu muito tempo depois de eles terem adquirido padrões elevados de vida, com redução das desigualdades sociais e econômicas (…). O desenvolvimento social e econômico na América do Norte e Europa Setentrional e Ocidental já estava determinado quando as demandas de uma sociedade que envelhecia (e mesmo as preocupações sobre isso) foram reconhecidas (…).
Nenhum país na América Latina apresenta uma história e um contexto institucional similares. Ao contrário: em quase todos os países, um processo de envelhecimento altamente comprimido começa a ocorrer no meio de economias frágeis e níveis crescentes de pobreza (…)”.
(Adaptado de: LEBRÃO, M. L. O envelhecimento no Brasil: aspectos da transição demográfica e epidemiológica. Saúde Coletiva, vol. 4, nº 017. São Paulo: Editorial Bolina, 2007. p.137).
Diante das considerações acima mencionadas, pode-se concluir que
a) há um processo generalizado de envelhecimento populacional em todo o mundo, o que é explicado pela explosão demográfica vivenciada atualmente pela maioria dos países.
b) a transição demográfica não representa um avanço das sociedades se não for acompanhada por uma política de distribuição de renda e democratização das estruturas sociais.
c) a queda das taxas de natalidade vem se tornando um problema para os países subdesenvolvidos, que atingem os mais altos índices de envelhecimento populacional.
d) ao contrário da América do Norte e da Europa, a América Latina apresenta um envelhecimento médio de sua população, acentuado pelas fragilidades de suas economias e níveis de renda.
Questão 2
“(...) o processo de ocupação espacial da população brasileira, nos últimos 56 anos, foi pautado por uma desruralização e pela concentração da população nas áreas urbanas. Esse fenômeno não se deu de forma homogênea no espaço nacional. As diferenças regionais estão fortemente associadas às diferenças nos timings em que os fenômenos ocorreram em cada região, os quais, por sua vez, decorreram das especificidades regionais (…)”.
(CAMARANO, A. A; BELTRÃO, K. I. Distribuição espacial da população brasileira: mudanças na segunda metade deste século. Rio de Janeiro, IPEA, 2000. p.27).
O fragmento acima descreve alguns pontos da dinâmica demográfica brasileira na segunda metade do século XX. Nesse caso, as expressões desruralização e concentração da população nas áreas urbanas fazem referência, respectivamente,
a) às migrações inter-regionais e à expansão das cidades.
b) ao êxodo rural e às migrações intraurbanas.
c) ao êxodo rural e ao processo de metropolização.
d) às migrações internas e ao início da urbanização brasileira.
e) às migrações inter-regionais e ao processo de metropolização.
Explicação: