Filosofia, perguntado por amabileagnep7aio8, 1 ano atrás

Cite os dois grupos de prazeres do Epicurismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoTeberga
23
O Epicurismo é uma corrente filosófica fundada por Epicuro ( 341 - 271 a.C ), que defendia que o prazer é o princípio e o fim de uma vida feliz. No entanto, Epicuro distinguia dois grandes grupos de prazeres. O primeiro reúne os prazeres mais duradouros, que encantam o espírito, como a boa conversação, a contemplação das artes, a audição da música. etc. O segundo inclui os prazeres mais imediatos, muitos dos quais são movidos pela explosão das paixões e que, ao final, podem resultar em dor e sofrimento.De acordo com o filósofo, para que possamos desfrutar os grandes prazeres do intelecto, precisamos aprender a dominar os prazeres exagerados da paixão, como os medos, os apegos, a cobiça, a inveja. Por isso, os epicuristas buscavam a ataraxia, isto é, o estado de ausência da dor, quietude, serenidade e impertubalidade da alma. Muitas vezes o epicurismo é confundido com um tipo de hedonismo marcado pela procura desenfreada dos prazeres mundanos. No entanto, o que Epicuro defendia era uma administração racional e equilibrada do prazer, evitando ceder aos desejos insaciáveis que, inevitavelmente, terminam em sofrimento
Respondido por larissamagrani
3

O Epicurismo, escola filosófica de Epicuro de Samos, preza pela imperturbabilidade da alma, isto é, pela paz de espírito.

Assim, Epicuro pensa o homem como um ser que afasta a dor (aponia) e, para ser verdadeiramente feliz, ele deve se distanciar de tudo que lhe causa dor e sofrimento. Por isso, o sentido da felicidade humana está no prazer, porém em um prazer consciente e responsável.

Para esta Escola, se afastar dos assuntos políticos e se aproximar dos amigos são prazeres que levam o homem à felicidade.

Link: brainly.com.br/tarefa/12395352

Anexos:
Perguntas interessantes