História, perguntado por rhonan768596, 1 ano atrás

cite os diferente tipos de ritos? respondem por favor e trabalho

Soluções para a tarefa

Respondido por Akashi221
26
Ritos de passagem ou de iniciação: existem em todas as religiões. Fazem referência a momentos decisivos que o indivíduo não somente nasce, mas renasce ou se inicia em uma nova forma de ser e de agir.

Ritos mortuários: são ações simbólicas para significar a passagem desta vida para outro modo de ser. Os ritos mortuários estão presentes em todas as sociedades e mesmo que compreendidos de maneira diferente cumprem sua função nos diferentes grupos.

Ritos propiciatórios: são aqueles que tornam propício, que tem a função de atrair ou readquirir o favor ou a boa vontade de um ser sobrenatural. É uma ação para agraciar essa divindade, para aplacar a ira ou a justiça divina, para obter perdão da culpa entre outras. É a expiação pelas faltas cometidas.
       Os ritos propiciatórios favorecem, propiciam algo. Podem ser de oferendas e expiatórios; influenciam uma divindade no sentido de se conseguir o que se pretende. 


Rito e magia: os rituais sempre estão impregnados de certa qualidade mágica, mantida por meio da crença das pessoas. A magia faz parte da religião e também faz parte de outros rituais que mesmo desvinculados de uma instituição religiosa visam ao contato com poderes sobrenaturais.

      Ritualização: são formas de que se dispõe para chegar na compreensão do mundo existente e para exercer sobre ele a sua dominação. Não existe vida social que não seja permeada por simbolizações e por ritualizações. A ritualização confere igualmente uma forma constante e reforçada do funcionamento da vida social. Toda encenação está ligada a uma perpetuação dos modos de fazer. Assim, o ritual religioso perpetua valores e crenças religiosas.

       Rito e tabu: as religiões tornam sagrado, além do espaço e do tempo, as pessoas e os seres, bem como certos objetos que se tornam símbolos religiosos. Segundo a filósofa brasileira Marilena Chauí (2005), quando objetos e seres simbólicos passam a ser sagrados recai sobre eles a noção de tabu, que é uma palavra de origem polinésia que significa intocável, assim o objeto ou o ser se torna intocável pelo povo de modo geral e apenas a pessoa religiosamente autorizada para isto pode fazê-lo. 



rhonan768596: vc e um genio valeu te amo so que nao kkkkkkkkk
Akashi221: kkkk tmj
rhonan768596: aceita meu pedido de amizade
Perguntas interessantes