Cite lesões que sejam características da morte celular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
Inicialmente a lesão se manifesta por meio de alterações funcionais e morfológicas reversíveis. Conforme ocorre a progressão do dano, esse processo pode culminar em alterações irreversíveis e, portanto, morte celular. Existem, ainda, dois tipos de morte celular, a apoptose e a necrose, sendo esta sempre um processo patológico.
0 que causa a morte celular
Os eventos de morte celular podem ser desencadeados por lesões celulares irreversíveis, graves traumas físicos como altas pressões, temperaturas ou forças osmóticas, variações extremas de pH, cisalhamento, entre outros fatores de ordem química, física e mecânica.
tipos de morte celular
O processo de morte celular ocasiona alterações morfológicas macroscópicas. Nesse aspecto, é possível classifica-la em:
1) apoptose
Esse é um tipo de morte celular silencioso, pois não gera nenhum impacto inflamatório sobre as outras células adjacentes. Ela está relacionada principalmente a fatores fisiológicos e não somente patológicos.
As características morfológicas que apresentam-se durante a apoptose são: encolhimento citoplasmático, condensação de cromatina (picose), fragmentação do núcleo (cariorrexe) e fragmentação da membrana plasmática, formando pequenas vesículas aparentemente intactas (chamadas de corpos apoptóticos) que são absorvidas pelas células vizinhas fagocitárias e degradadas pelas enzimas dos lisossomos.
2) Necrose
Esse tipo de morte celular é sempre associado a eventos patológicos, como ação de toxinas, traumas e infecções, por exemplo.
Ela é caracterizada morfologicamente pelo aumento da célula (tumefação), picnose, cariorrexe e ruptura da membrana. As estruturas celulares são digeridas por enzimas hidrolíticas da própria célula e o extravasamento do conteúdo celular causa inflamação nas células próximas.
3) morte autofagia
A autofagia pode ocorrer em um célula sem que ela leve a morte celular. Ela ocorre quando a célula digere estruturas intracelulares e as recicla ou obtém nutrientes por meio delas. No entanto, os eventos de autofagia podem desencadear a morte celular após um limiar.
Assim, esse tipo de morte é caracterizada por extensa formação de vacúolos citoplasmáticos, os quais são fagocitados e também degradados por lisossomos.
4) autolise
Esse é o processo pelo qual as células são destruídas após a morte do indivíduo.
Nomenclatura de morte celular atual
Atualmente, os tipos de morte celular também são descritos e classificados pelas alterações bioquímicas características de cada um deles. Essa classificação foi proposta por um comitê internacional o Comitê de Nomenclatura de Morte Celular
Apoptose intrínseca;
Apoptose extrínseca:
Necrose;
Morte autofágica;
Morte celular imunogênica;
Morte celular dependente de lisossomo;
Netose;
Entose;
Parthanatos;
Pyroptosis;
Ferroptose;
Necroptose.
Por meio dessa classificação, considera-se que as perturbações que levam a morte celular não provocam apenas modificações morfológicas, mas sim, a ativação de vias moleculares com diferenças sutis ou não entre cada tipo.
Nesses eventos, são desencadeadas cascatas moleculares que são relacionadas entre si e que manifestam morfologicamente um espectro de características apoptóticas ....
Explicação:
espero ter ajudado