Cite grupos de armados que existe na Síria que brigam entre si
Soluções para a tarefa
Resposta:
Jaysh al-Islam
O Jaysh al-Islam é o mais forte dos grupos rebeldes islâmicos atuando ali, com cerca de 10 mil recrutas, segundo a Al-Jazeera. É o principal opositor enfrentado pelas forças do governo sírio na região.
Foi formado em 2011 por Zahran Alloush, que morreria em 2015 após um ataque aéreo das forças do governo atingir o local de um encontro do qual ele participava em Guta Oriental.
Inicialmente conhecido como Liwa al-Islam, ganhou o nome que tem hoje em 2013, após vários grupos da região se unirem sob a liderança de Alloush.
Faylaq al-Rahman
O segundo maior grupo rebelde em Guta Oriental seria o islâmico Faylaq al-Rahman, também sob forte pressão das forças pró-governo. Segundo a Al-Jazeera, teria 9 mil membros e controlaria cerca de um terço da área sitiada.
O Faylaq al-Rahman tem uma presença forte na linha de frente de combate ao governo sírio no oeste de Guta. O grupo também tem uma presença estratégica no distrito de Jobar, que é considerado uma porta de entrada para a região a partir do oeste.
Hayat Tahrir al-Sham
Um terceiro grupo é o Hayat Tahrir al-Sham (HTS), poderoso no norte da Síria e presente em diversas outras áreas rebeldes do país. Era aliado da al-Qaeda, com quem rompeu em julho de 2016.
Acredita-se que tenha cerca de 500 membros em Ghouta Oriental, principalmente no distrito de Jobar. O governo sírio diz que suas tentativas de reconquistar a região estão diretamente relacionadas à presença do HTS no local.
O Jaysh al-Islam também travou batalhas para remover o grupo da região, em 2017.
Ahrar al-Sham
Esse quarto grupo islâmico tem presença mais expressiva no norte da Síria, mas fez recentemente uma grande ofensiva em uma cidade de Ghouta Oriental chamada Harasta. Hoje, controla parte do território.
Nessa ação, foi apoiado pelo Faylaq al-Rahman e pelo HTS.