cite exercícios físicos para sua respiração e qual sua importância valendo 100 pontos UwU
Soluções para a tarefa
Resposta:
Podemos citar alguns exercícios:
1. Respiração com exercitador pulmonar;
Algo comum em idosos, especialmente naqueles que estão acamados, são as infecções pulmonares e as atelectasias respiratórias, que ocorre quando parte do pulmão perde sua capacidade de inflar com o ar, “murchando”. Para evitá-las, os exercícios de respiração podem ser feitos com um exercitador pulmonar.
Geralmente, esse aparelho tem esferas que demonstram se o volume de ar inspirado atingiu o necessário, o que é bastante interessante pelo fator lúdico. O nível que essas esferas atingem deve estar adequado à capacidade pulmonar de cada pessoa. Em alguns aparelhos, a capacidade vai de 0 a 3. Assim, idosos que nunca fizeram exercícios respiratórios devem começar no nível 0; quando chegarem ao ponto de inspirar o volume necessário sem dificuldade, podem passar para o próximo nível.
2. Respiração diafragmática;
Nessa atividade, indicada para qualquer pessoa e em qualquer idade, o abdômen deve ser expandido no momento da respiração, e não o tórax. Isso melhora a amplitude da caixa torácica justamente porque permite a entrada de mais ar. Além disso, também reduz a ansiedade e permite que a pessoa respire melhor, de modo geral. Para realizar esse exercício, procure uma posição confortável para sentar, feche os olhos, coloque a mão sobre a barriga e inspire lentamente pelo nariz, expandindo o abdômen. Depois de inspirar o máximo que puder, segure o ar por dois segundos e expire lentamente.
3. Inspiração fracionada;
Para aumentar o volume de ar que entra nos pulmões, um ótimo exercício de respiração é a inspiração fracionada. Esse exercício é feito com inspirações mais curtas. Inspire por 1 segundo, segure a respiração por 2 segundos e inspire mais uma vez. Depois de fazer a inspiração completa em partes, deve-se expelir o ar de uma só vez. Vale ressaltar, no entanto, que isso não é indicado para quem tem problemas obstrutivos graves.
4. Técnicas de respiração abreviada;
Essa opção também ajuda a aumentar o volume de ar inspirado e a estimular partes do pulmão que estejam subutilizadas. Para realizá-lo, você deve fazer uma única inspiração profunda. Depois, solte apenas um pouco do ar e inspire mais um pouco. Faça essa combinação de expirar e inspirar por cerca de 4 vezes. Em seguida, expire completamente.
Essa prática também pode ser realizada dentro da água, como em aulas de hidroginástica, para estimular ainda mais a sua capacidade respiratória. Nesse caso, você fará a mesma coisa. A recomendação do exercício ideal deve ser feita por um fisioterapeuta, junto ao diagnóstico de um médico pneumologista.
5. Exercícios de retenção;
Essa técnica é muito eficiente para pessoas que sofrem de insônia e problemas de ansiedade. Ela busca regular a nossa respiração, reciclar o gás carbônico no corpo e equilibrar o PH, além de acalmar as funções cerebrais, permitindo que você relaxe. Para executá-la, deite de barriga para cima e exale pela boca. O ideal é que você procure expelir realmente o ar, podendo até emitir sons, como um suspiro profundo, por exemplo. Em seguida, feche a boca e, com os pulmões vazios, prenda a respiração e conte até 4. Então, inspire pelo nariz até preencher completamente os pulmões. Com eles cheios, prenda novamente a respiração e conte até 4. Repita esse processo aumentando o tempo de retenção a cada ciclo. Faça isso por, pelo menos, 5 vezes.
6. Respiração das narinas alternadas;
Ele ajuda você a equilibrar o seu lado emocional e racional, mantendo o equilíbrio em momentos de crise. Para executá-lo, sente-se ereto e feche os olhos. Toque o centro da testa com o dedo indicador da mão direita e exale completamente o ar. Em seguida, sem mover o indicador, pressione a narina direita com o polegar e inspire pela narina esquerda. Então, expire de novo pela narina direita e inspire pela esquerda, exalando na sequência. Cada vez que você inspirar e expirar pelas duas narinas, um ciclo se completa. Repita esse ciclo 10 vezes.
7. “Respiração em quadrado”;
Esse exercício também é muito bom para relaxar e controlar a ansiedade. Aqui, você vai usar pausas iguais para cada etapa do processo. O importante é que você comece contando até três e vá aumentando o tempo de acordo com sua evolução. Deite-se em lugar tranquilo e expire todo o ar. Comece inspirando, enquanto conta até três. Retenha a respiração por igual período, exale novamente (contando até três) e prenda mais uma vez a respiração, pelo mesmo período. Como o processo apresenta 4 etapas, pode ser associado ilustrativamente a um quadrado. Repita esse ciclo por, pelo menos, 5 vezes.
Explicação:
Como vimos, os exercícios respiratórios são técnicas que ajudam você a lidar com a ansiedade, combater a insônia e aumentar sua capacidade respiratória. Portanto, realizá-los adequadamente pode garantir uma melhora na qualidade de vida de idosos ou pessoas com problemas respiratórios, além de amenizar sintomas de problemas psicológicos.
Resposta:pode ser qualquer tipo de exercício