cite exemplos positivos e negativos ao usar o poder em uma negociação
Soluções para a tarefa
Climas Positivos, facilitam a Negociação
Confiabilidade … abertura para falar, detalhar….transparência nas informações…
Apoio … dar suporte, endosso, confirmação, compromisso mútuo…
Empatia … compreensão das necessidades do outro, seus prazos, forma de pagamento…
Encorajamento … oferta de auxílio, alívio ou esperança de ampliar a parceria…
Criatividade … oferta de alternativas, abertura para alterações e inovações…
Motivação … convite a ação do oponente, estimular o lado positivo…
Relaxamento … situação de conforto e bem-estar, local adequado…
Sensibilidade … atenção, interesse, acompanhamento, do que for negociado…
Correção … firmeza, estabilidade na manutenção do que foi negociado…
Realismo … compreensão de possibilidades e impossibilidades, de fazer …
(Fonte: Negociando para Ganhar, Márcio Miranda, 4ª.ed)
É recomendável para o bom andamento da negociação, deixar combinado a não interferência telefônica, pedir aos nobres participantes que deixem os celulares em “vibracall”, pois apesar da vivência e experiência, muita gente ainda deixa celulares ligados até em reuniões, igrejas, negociações. Atitude que além da falta de cortesia, interfere, quebra o ritmo.
Climas Negativos provocam Resistência
Suspeita…sigilo, sonegação de dados, vai criar um clima ruim de imediato….
Defensiva….auto preservação, ato de eximir-se, teimosia, intransigência….”dessa forma não aceitamos”……
Neutralidade…..indiferença, desinteresse pelas posições do outro, agressividade….se vocês compravam assim, era com eles…..
Obstrução…colocação de obstáculos e dificuldades…..não vai dar prá levar, tem que retirar……
Inflexibilidade…rigidez de posições, “trancamento”….não daremos mais prazo……
Manipulação…persuasão, técnica de convencimento….muito usada no mundo político, é um risco…..
Intimidação…..criação de tensão e ansiedade…..sobre preços, produtos, prazos….pode-se ir com mais tranquilidade……
Insensibilidade…..indiferença pelos argumentos do outro….ouvi, mas não interessa, tem que dar prazo….
Mutabilidade…..alteração contínua de comportamento, blefe, jogadas de efeito….funciona mais em jogos de cartas…..
Voluntarismo….idealismo, metas “sonhadoras” , inflexibilidade…..metas tem que ter números, prazos…