Geografia, perguntado por lmnlr29, 6 meses atrás

cite exemplos de tecnicas que podemos aplicar em nosso dia a dia

Soluções para a tarefa

Respondido por josesousa549
0

Resposta:

1. Releitura

A prática da releitura é uma forma interessante de memorizar os conhecimentos vistos, pois ela possibilita que o estudante retorne ao conteúdo com um novo olhar e, possivelmente, com novas ideias em mente. Assim, ela pode ser muito mais eficaz do que simplesmente grifar ou sublinhar certas partes de um texto.

A principal dica, no entanto, é fazer a releitura imediatamente depois de ler, quantas vezes você considerar que for necessário. O ideal é que você consiga assimilar todas as informações, fazendo anotações e destacando os trechos mais importantes.

Outro aspecto imprescindível, também, é listar as palavras-chave, a fim de conseguir organizar os principais temas lidos.

Essa é uma boa sugestão para quem segue uma rotina de estudos diária. O que foi aprendido a cada dia de aula pode ser reforçado em casa, com o hábito de ler e reler os assuntos para fixar o conteúdo. Assim, as matérias não são acumuladas e fica mais fácil se preparar para uma avaliação no futuro, por exemplo.

2. Mapas mentais

Elaborar um mapa mental é uma maneira eficiente de resumir as ideias contidas em um determinado conteúdo. A técnica consiste, basicamente, em criar um diagrama com palavras, ícones e flechas, a fim de tornar a visualização mais lógica. Sem contar que, com o método, é possível realizar interconexões e relações de hierarquia.

Em outras palavras, o mapa funciona como um resumo prático dos principais conceitos estudados. Por isso, é importante explorar a criatividade, usar diferentes formas ou cores para chamar a atenção e deixar tudo bem claro. Para aqueles que têm uma memória visual aguçada, vale a pena investir em técnicas de estudo que favoreçam esse aspecto.

Ela também é extremamente vantajosa para o estudante que deseja economizar algumas horas de estudo e consolidar um bom conhecimento sobre os temas vistos.

Porém, o mapa mental não tem o objetivo de fixar os assuntos, mas sim de conseguir associá-los de forma sistêmica. É preciso fazer uma leitura prévia para compreender todo o contexto e, depois, montar uma diagramação que indique como os tópicos estão distribuídos dentro do campo do saber.

3. Estudo intercalado

A metodologia do estudo intercalado propõe que o aluno intercale diferentes assuntos em uma mesma sessão de estudos. Essa é uma das técnicas de estudo mais eficazes para as matérias que exigem raciocínio lógico, como a área de Exatas. Assim, é possível alternar as diferentes disciplinas sem esgotá-las, tornando o aprendizado mais completo e um pouco menos cansativo.

Para que a prática seja ainda mais vantajosa, é preciso que os temas estejam relacionados de alguma forma. Isso facilita, por exemplo, nos casos em que o aluno tem que reter muitas informações para uma prova, pois o método é capaz de estimular a memória de longo prazo.

Outro benefício é trabalhar a interdisciplinaridade, ou seja, a capacidade de conectar duas ou mais áreas do conhecimento — que é uma habilidade valorizada nos dias de hoje.

Baixe nosso material sobre faculdade a distância agora mesmo!

4. Prática distribuída

Essa é uma das técnicas de estudo que têm a ver com produtividade e gestão de tempo. A prática distribuída nada mais é do que dividir os horários de estudos em vez de ficar um longo período estudando.

Sabe o famoso desespero pré-prova? Muitos estudantes não se dedicam diariamente e deixam para estudar praticamente tudo o que foi aprendido antes de fazer uma avaliação importante. Contudo, essa é uma estratégia de alto risco e pode não render bons frutos.

Além de ter o compromisso de aprender e revisar os assuntos todos os dias, você pode ainda determinar intervalos entre esses momentos. Eles serão úteis para distrair um pouco a cabeça, descansar o corpo, cumprir outros afazeres e favorecer a retomada da concentração.

Por exemplo, um aluno que tem a tarde quase toda livre (desconsiderando atividades eventuais) não precisa sentar na cadeira de estudo e permanecer horas seguidas. Estabelecer algumas pausas pode ser muito mais produtivo do que ficar tentando manter a concentração por tanto tempo.

5. Organização do espaço

Manter a organização do espaço de estudo é mais uma dica fundamental para conquistar um bom desempenho, melhorar a gestão do tempo e evitar a perda de materiais.

Desse modo, o objetivo é estabelecer um ambiente agradável que auxilie o estudante a manter o foco. Isso contribui, principalmente, para diminuir as distrações e para facilitar o gerenciamento das inúmeras técnicas de aprendizagem.

Porém, antes de partir para a organização, é preciso considerar todas as atividades acadêmicas e determinar qual será o tempo reservado para ver cada uma delas. Isso permite elencar prioridades e equilibrar as tarefas, promovendo a produtividade e a melhora da performance geral nos estudos.

Vestibular-online

Perguntas interessantes