Português, perguntado por lucapolonio2007, 6 meses atrás

Cite exemplos de atividades do folclore


flaviaivila627: Festa Junina.
Folia de Reis.
Carnaval.
Samba.
Maracatu.
Catira.
Baião.
Frevo.....

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro8mcutrim
0

Manifestações do folclore brasileiro

As festas juninas são uma das festas mais tradicionais da cultura popular brasileira.

Utilizando como base a definição dada no VIII Congresso Brasileiro de Folclore, de 1995, podemos afirmar que o folclore brasileiro é resultado das criações culturais de uma comunidade, sendo assim, podemos incluir dentro do folclore não somente os contos e histórias de personagens folclóricos, como também os ritmos musicais, as danças, as festas populares, as brincadeiras etc.

Veja alguns exemplos de manifestações do folclore brasileiro:

Festa Junina

Folia de Reis

Carnaval

Samba

Maracatu

Catira

Baião

Frevo

Literatura de Cordel

Brincadeira de soltar pipa

Personagens do folclore brasileiro

Curupira e Mula sem Cabeça são dois personagens bem conhecidos do folclore brasileiro.

Uma parte muito importante do nosso folclore são as nossas lendas, que tornaram conhecidos na cultura popular personagens e seres míticos que reproduzem características importantes das três culturas que influenciaram a formação da cultura brasileira. Veja alguns desses personagens:

Saci-Pererê: entidade do folclore conhecida por ser zombeteira. O Saci é um pequeno negrinho conhecido por realizar travessuras contra viajantes e moradores da zona rural. Possui uma perna e utiliza um gorro vermelho.

Boitatá: cobra de fogo que, na lenda, atacava aqueles que incendiavam a floresta.

Curupira: entidade da floresta que é pequeno, possui cabelos vermelhos e os pés ao contrário (com os calcanhares para frente). Era uma espécie de protetor da floresta que aterrorizava aqueles que a destruíam.

Boto cor-de-rosa: ser muito conhecido do folclore amazônico que, na lenda, transformava-se em um homem sedutor que frequentava festas, seduzindo e engravidando mulheres solteiras.

Mula sem Cabeça: na tradição popular, mulheres que se deitavam com sacerdotes religiosos poderiam ser amaldiçoadas e transformar-se em uma mula que galopa soltando fogo pela cabeça e assombrando aqueles que encontra.

Perguntas interessantes