Cite estruturas exclusivas de cada tipo de células e um resumo de suas funções.
célula animal : complexo golgiense , carioteca , núcleo, citoplasma, mitocondria e membrana plasmática.
célula vegetal : carioteca , núcleo, parede celular , vácuolo central, complexo golgiense, cloropasto, membrana plasmática e parede celular adjacente .
célula bacteriana : flagelo, membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, material genético, parede celular .
Soluções para a tarefa
Resposta:
Membrana plasmática
A membrana plasmática é uma membrana que envolve a célula, garantindo a separação do conteúdo celular do meio externo. Ela é constituída por uma bicamada lipídica, na qual se encontram proteínas associadas de diferentes formas. Algumas proteínas se estendem através da bicamada lipídica, enquanto outras estão apenas ligadas à sua superfície. Além de envolver a célula, a membrana plasmática apresenta uma série de outras funções, como controlar o que entra e o que sai da célula. Essa propriedade é conhecida como permeabilidade seletiva.
Leia também: O que é o modelo do mosaico fluído?
Citoplasma
O citoplasma está localizado, nas células eucariontes, entre a membrana plasmática e o núcleo, preenchendo o interior celular. É no citoplasma que são encontradas as chamadas organelas celulares e também o citoesqueleto, uma complexa rede de proteínas constituída por filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários.
Denominamos de citosol a parte do citoplasma que não é dividida por membranas intracelulares, ou seja, o citosol consiste no material localizado entre as organelas. Ele apresenta uma consistência gelatinosa, sendo formado por água e várias substâncias gelatinosas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Organelas celulares
As organelas são estruturas envolvidas por membrana que se encontram suspensas no citosol de células eucariontes. Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:
retículo endoplasmático;
complexo golgiense;
lisossomo;
peroxissomo;
mitocôndria;
centríolos.
O retículo endoplasmático pode ser dividido em dois tipos: retículo endoplasmático liso e rugoso, os quais se diferenciam pelo fato de o rugoso apresentar ribossomos ligados à sua membrana. O retículo endoplasmático liso apresenta como funções a síntese de lipídios e a desintoxicação. O retículo endoplasmático rugoso, por sua vez, relaciona-se com a síntese de proteínas. O complexo golgiense, por sua vez, está relacionado com modificação, armazenamento e secreção de substâncias.
Os lisossomos são organelas relacionadas com a digestão intracelular e também com a reciclagem de materiais orgânicos da célula. Essas organelas são típicas da célula animal, não sendo observadas em células vegetais.
Já os peroxissomos se destacam por promover reações em que o peróxido de hidrogênio é formado e degradado. Essa organela está relacionada com a oxidação de moléculas tóxicas.
As mitocôndrias são organelas extremamente importantes, sendo denominadas, por muitos autores, de “casas de força” das células. É nas mitocôndrias que ocorre a respiração celular, um processo que leva à produção de ATP para a célula.
Os centríolos estão relacionados com o processo de divisão celular. Frequentemente são indicados como organelas exclusivas da célula animal, porém eles ocorrem na maioria das células eucariontes, não estando presentes apenas nas células não flageladas das plantas, algas vermelhas e fungos.
Não podemos deixar de citar os ribossomos. Essas estruturas não são consideradas organelas por muitos autores, devido à ausência de membranas. Sua função é realizar a síntese de proteínas. Eles estão presentes em células eucariontes e também procariontes.
Na figura acima é possível observar as principais estruturas presentes em uma célula animal.
Na figura acima é possível observar as principais estruturas presentes em uma célula animal.
Núcleo
O núcleo é uma estrutura típica da célula eucarionte, sendo esse o local onde está a maior parte da informação genética da célula. Responsável por controlar as atividades celulares, ele é envolvido por duas membranas, que, em conjunto, são denominadas de envoltório nuclear ou carioteca. No núcleo encontramos, além do DNA, uma região chamada de nucléolo, onde há grande quantidade de RNA. É no nucléolo que as subunidades ribossômicas são formadas.
Diferenças entre as células vegetais e animais
A célula animal e a célula vegetal são dois tipos de células eucariontes, apresentando, portanto, muitas características em comum. Podemos diferenciá-las, no entanto, observando a presença ou ausência de determinadas estruturas. Veja a seguir as principais diferenças entre esses tipos celulares.
A célula vegetal apresenta parede celular, estrutura ausente na célula animal.
A célula vegetal apresenta algumas organelas típicas. Plastídios e vacúolo de suco celular ou vacúolo central não são observados em células animais.
Lisossomos são organelas encontradas apenas na célula animal.