cite entre características sociais quais elementos são frequente representada
Soluções para a tarefa
Resposta:
O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.
Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.
As regionalizações mundiais são:
os continentes
os biomas
os climas mundiais
as bacias hidrográficas
os idiomas
Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.
Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
O que é regionalização do mundo?
Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:
a localização espacial
o clima
o relevo
a vegetação
os aspectos sociais, políticos e econômicos
Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.
As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:
Antártida
América
Ásia
África
Europa
Oceania
Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.
Regionalização mundial: continentes
Regionalização mundial: continentes.
Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:
Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos
Segundo mundo: países socialistas
Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres
Explicação: