Ed. Moral, perguntado por colettiivo12, 5 meses atrás

cite e explique três tipos de situações que podem ser consideradas preconceituosas​

Soluções para a tarefa

Respondido por Ambicioso4970
2

Resposta:

Primeiro:

O bullying, por exemplo, é o nome que se dá uma série de agressões geralmente motivada por visões preconceituosas. Essas agressões, que podem ser físicas ou psicológicas, ocorrem com frequência no ambiente escolar. Sua versão virtual é chamada de cyberbullying.

Segundo:

Uma prática discriminatória associada ao preconceito cultural é a xenofobia, a aversão ao estrangeiro (xenos, em grego, significa "estranho"). Indivíduos que praticam atos de intolerância contra pessoas que não pertencem à sua comunidade, sejam elas estrangeiras ou de outra região do mesmo país, são considerados xenófobos.

Terceiro:

O preconceito contra mulheres é um exemplo de preconceito sexual. Há também o preconceito voltado contra a população LGBTQIA+: lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis, queers, intersexuais, assexuais e outras formas existência de sexualidade e gênero. O preconceito contra homossexuais e bissexuais é chamado de homofobia. Já o sentimento de aversão contra pessoas transexuais e transgêneros recebe o nome de transfobia.

Fonte: Toda matéria.

Respondido por hvitoriadebritonober
1

Resposta:

Existem diversos tipos de preconceito, como por exemplo:

o racial;

Uma das formas mais comuns de manifestação deste preconceito é em relação a pessoas negras, que historicamente são marginalizadas e estereotipadas por brancos.

Em diversos países, como no próprio Brasil, este tipo de preconceito já é considerado crime.

o social;

Também chamado de preconceito de classe social, é relacionado ao mau tratamento ou esteriótipo negativo dado a uma pessoa quanto ao seu status social É um preconceito que normalmente aparece devido às diferenças de vida e privilégios sociais entre ricos e pobres e pode ocorrer com pessoas das mesmos nível de classe social.

o de gênero (misoginia);

Já o preconceito de gênero é a ideia de que uma pessoa, por pertencer a um determinado gênero, possui menos valores ou capacidades do que outras.

Esse tipo de preconceito é muito comum em relação às mulheres, sendo especificamente chamado de misoginia.A misoginia é o sentimento de ódio ou de desprezo em relação às mulheres, fundamentada na ideia de que mulheres possuem capacidades inferiores às capacidades dos homens, seja no trabalho ou qualquer outro aspecto da vida cotidiana.

o religioso;

O preconceito quanto às diversas religiões acontece quando existe um sentimento de desprezo, desvalorização ou sentimento de superioridade de uma pessoa em relação à outra que possui uma religião, fé ou conjunto de crenças diferente.O preconceito religioso também se manifesta através de atitudes de intolerância e tentativa de invalidação da crença, religião e rituais religiosos de outras pessoas. É comumente conhecido como intolerância religiosa.Esse tipo de preconceito, dependendo da intensidade que acontece, pode gerar manifestações violentas, perseguições e guerras.

o cultural;

O preconceito cultural ocorre com a discriminação da origem cultural de uma pessoa, onde a cultura de um indivíduo é considerada melhor que a outra.O preconceito sofrido por estrangeiros que residem em um país diferente do seu local de nascimento (os imigrantes), é considerado um tipo de preconceito cultural, denominado de xenofobia.

Neste caso, o preconceito cultural se baseia em discriminar pessoas ou até mesmo países que possuem uma cultura, vivência e costumes diferentes.

o linguístico ;

O preconceito linguístico é definido como o preconceito contra determinadas formas de utilização um mesmo idioma. Assim, um grupo é compreendido como o detentor das regras e do modo padrão da língua, enquanto as outras maneiras passam a ser desqualificadas.

O preconceito linguístico pode se manifestar como um desrespeito ao sotaque, à forma de articulação da linguagem, aos erros gramaticais ou ao uso de expressões regionais.O Brasil, por exemplo, em razão da extensão territorial, possui inúmeros sotaques e modos de falar, devido às diferentes regionalidades.

quanto à orientação sexual.

O preconceito em relação à orientação sexual é o julgamento e intolerância em relação às pessoas que pertencem à comunidade LGBTQIA+.Nesse grupo são incluídas pessoas:lésbicas;gays;bissexuais;queers;assexuais, entre outros.O preconceito em relação à orientação sexual, também chamado de homofobia, ou LGBTQIA+fobia, é o sentimento de repulsa, aversão ou ódio às pessoas de diferentes identidades de gênero e sexualidades.

Perguntas interessantes