Geografia, perguntado por dantasdaniela8544, 8 meses atrás

Cite e explique os principais tipos de preconceito e discriminação ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Euremigio
9

1. Preconceito com as mulheres (machismo, misoginia ou sexismo)

O machismo é a crença de que o homem é superior à mulher, viril, provedor, conquistador, enquanto a mulher deve ser pacata, submissa e servil a ele.

2. Preconceito com os negros (racismo)

A crença de que existem raças superiores e inferiores deu origem ao racismo, que é correntemente praticado contra negros e pardos. O racismo aberto criou a escravidão, foi responsável pelo Apartheid - um regime de segregação racial da África do Sul - e pela criação de grupos de supremacia branca, como a Klu Klux Klan, nos Estados Unidos.

3. Preconceito com pobres

Sentimento de superioridade que, geralmente, os ricos nutrem em relação aos pobres por terem mais possibilidades financeiras. Atitudes como não querer usar o mesmo elevador ou talheres, exigir espaços diferentes para trabalho e refeições, não querer que os filhos convivam entre si, são apenas alguns exemplos.

Respondido por eloahfellypasouza
7

Resposta:

trata-se de um conceito associado à discriminação e as diferenças que existem no mundo.

Os preconceituosos atribuem um juízo de valor sobre determinado aspecto seja a classe social, a cultura, a religião, a etnia, a cor da pele, a preferência sexual, dentre outros.

Existem diversos tipos de preconceito, por exemplo, contra as mulheres (machismo, misoginia ou sexismo), os judeus (antissemitismo), os deficientes físicos, a aparência (estereótipos), o peso (gordofobia), os nordestinos, população negra, LGBTs, dentre outros.

Note que o preconceito é um conceito criado e muitas vezes está associado aos rótulos ou estereótipos que se desenvolveram na sociedade.

Nesse sentido, quando vemos uma pessoa toda tatuada logo associamos que esse indivíduo é drogado, ou quando uma pessoa é gorda, atribuímos apreciações do tipo: "esse indivíduo só pensa em comer e não se cuida".

O bullying e o cyberbullying são tipos de preconceito que foram cunhados atualmente para designar as torturas física e verbal contra uma pessoa seja de maneira real ou virtual.

Já a misantropia (ou antropofobia), o contrário de filantropia, é um tipo de preconceito determinado pelo ódio à humanidade ou à raça humana.

Vale ressaltar que todos os tipos de preconceito geram hostilidade e violência (física ou verbal), e estão intimamente relacionados à irracionalidade e ignorância, geralmente associados a uma ideologia.

Classificação das formas de preconceito

Há diversos tipos de preconceito, sendo que os mais comuns são:

Preconceito Racial

É aquele que está associado à etnia, raça e aos aspectos físicos, por exemplo, o racismo.

Isso pode ocorrer entre pessoas de diferentes aspectos de cor de pele, sendo mais comum entre brancos e negros, onde os primeiros, decorrente de aspectos históricos, se sentem superiores aos outros.

Vale lembrar que práticas racistas são consideradas crimes em diversos países, inclusive no Brasil.

Preconceito Social

Associado à classe social e definido pelo status de determinados indivíduos, o preconceito social geralmente ocorre entre dois grupos principais: os ricos e os pobres.

Os primeiros se sentem superiores aos outros por possuírem mais bens materiais e facilidades de acessos.

Preconceito Cultural

Essa forma de preconceito é associada às diferenças culturais que existem, por exemplo, o etnocentrismo e a xenofobia.

O etnocentrismo define as atitudes de certos indivíduos que consideram seus hábitos e condutas como superiores aos de outras culturas.

Por sua vez, a xenofobia determina à aversão aos estrangeiros, que surge geralmente por diversos fatores históricos, culturais e religiosos.

Preconceito linguístico

O preconceito linguísticoestá associado aos idiomas e ainda, à maneira de falar, desde abreviações, gírias, dialetos, sotaques, dentre outros.

No Brasil, notamos muito o preconceito linguístico entre as diversas regiões do país, uma vez que existem diversos sotaques. Assim, os paulistas acreditam que o modo de falar deles é superior aos dos nordestinos, por exemplo.

Preconceito Religioso

Essa forma de discriminação está associada à religião, sendo desenvolvida pela intolerância religiosa. Ocorre quando indivíduos não aceitam a diversidade religiosa e atribuem determinados juízos de valor sobre outras crenças, muitas vezes, sem fundamentação.

Diversos conflitos desenvolvidos atualmente no Oriente Médio demostram esse tipo de preconceito, o qual tem ceifado diversas vidas. No Brasil, as religiões de matrizes africanas são as que mais sofrem preconceito.

Preconceito Sexual ou de gênero

Esse tipo de preconceito é associado à população LGBT e orientações sexuais e de gênero de cada indivíduo, por exemplo, a homofobia e transfobia.

Assim, o primeiro trata-se do preconceito desenvolvido sobre as pessoas que possuam relações homoafetivas. Já a transfobia é o preconceito de pessoas que apresentam hostilidade com indivíduos transgênero, ou seja, que possuem outra identidade de gênero.

Há ainda o preconceito contra as mulheres e o universo feminino, que pode ser identificado com o termo misoginia.

Perguntas interessantes