Química, perguntado por matheusvieiranativid, 10 meses atrás

Cite e explique cada uma das forças intermoleculares apresentadas acima​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jailmamts
2

Explicação:

Interações Íon-Dipolo

Geralmente estudada junto com as forças intermoleculares, as interações íon-dipolo, na verdade, são interações entre um íon e uma molécula – e não entre duas moléculas!

Como os íons possuem carga, essas interações são as mais fortes entre todas as já citadas. É por causa dessas interações que os sais são capazes de se solubilizar.

Por exemplo, o NaCl, cloreto de sódio, em água, se dissocia, produzindo íons Cl– e Na+. Como eles têm carga, eles atraem os polos da molécula de água

Dipolo-dipolo

O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária.

Os elétrons estão distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si.

Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados.

apolar x Molécula apolar

Também chamadas de interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido, elas acontecem entre duas moléculas apolares.

Como não temos polos permanentes, as interações eletrostáticas são muito fracas, e os dipolos aparecem apenas momentaneamente, induzidos por perturbações do meio.

Representação da indução de um dipolo em um composto apolar

No início, temos duas moléculas apolares. Por uma perturbação, uma delas se polariza; por indução, a outra se polariza também e surge um dipolo instantâneo. Assim, elas interagem por forças dipolo induzido-dipolo induzido. Essas são as interações intermoleculares mais fracas.

Forças Dipolo-Dipolo: Molécula Polar x Molécula Polar

Chamadas também de dipolo permanente-dipolo permanente, essas forças são muito mais fortes do que as anteriores. Elas acontecem entre as moléculas polares: a parte mais negativa é atraída pela parte mais positiva. A interação está representada pela linha pontilhada.

Interação intermolecular entre duas moléculas de ácido clorídrico, representando polos positivos e negativos da molécula

Interação Dipolo permanente-Dipolo permanente entre moléculas de ácido Clorídrico

Interações de Hidrogênio

São as forças intermoleculares mais importantes! Elas também são interações to tipo Dipolo-Dipolo. As ligações de Hidrogênio acontecem somente em moléculas polares, mas que possuam átomos muito eletronegativos – F, O ou N -, ligados diretamente ao Hidrogênio.

Já foram chamadas de Pontes de Hidrogênio, mas hoje a nomenclatura mais usual é Ligações de Hidrogênio.

Abaixo estão as principais moléculas que fazem ligações de hidrogênio, representadas pela linha pontilhada. Estão representadas a Água (H2O, Ácido Fluorídrico (HF), e Amônia (NH3).

O exemplo mais comum disso é a interação que acontece com as moléculas de água. Como o Oxigênio (em vermelho) é o elemento mais eletronegativo, ele vai atrair os elétrons em sua direção, deixando os Hidrogênios (em branco) deficientes em elétrons. Assim, os H parcialmente positivos interagem com os oxigênios das moléculas vizinhas, que são parcialmente negativos.

Pontes ou ligações de hidrogênio entre as moléculas de água

Como essas interações são muito fortes, são elas que mantém a água líquida.

Perguntas interessantes