cite e explique as características do desenvolvimento econômico no Vale do silício:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A colaboratividade é uma das características do Vale do Silício mais importantes
Aqui, não há espaço para individualidade. Escritórios compartilhados e projetos conjuntos é que fazem parte do cotidiano das empresas e de seus colaboradores. A colaboratividade é uma das características do Vale do Silício mais importantes, pois a regra é sempre compartilhar ideias, mesmo que entre concorrentes.
O conceito que se coloca em prática em toda região é que uma ideia é melhor executada se contar com diferenciais de todas as empresas envolvidas em sua concepção. Portanto, pensar sozinho deve ser apenas o ponto de partida para algo ainda mais grandioso. Isso também vale para processos internos dentro das organizações, que prezam muito pelo trabalho em equipe e reconhecem a participação de todos os colaboradores de forma justa e igualitária.
Nas empresas da região, não existe medo de arriscar
Na cultura brasileira, é comum ver que as empresas têm medo de arriscar. Ou seja, elas têm medo de apostar no que é novo, mesmo que essa mudança represente um novo passo na trajetória do negócio. Esse medo de errar não faz parte das características do Vale do Silício. Lá, empreendedores não têm medo de errar, seja em que circunstância for.
Enquanto em nosso país falir e fechar as porta são fatores tidos como fracasso, no Vale eles são considerados como aprendizado. E, se a empresa ainda tem forças para recomeçar, esse é um sinal ainda mais apreciado. O esforço aplicado para se reerguer, começar do zero e até mesmo investir em uma ideia diferente da inicial mostra perseverança, que, por sua vez, é uma qualidade muito procurada em empresários e empreendedores de qualquer setor.
Autonomia e pontualidade também são traços marcantes do trabalho no Vale do Silício
Dentro das grandes corporações do Vale do Silício, existem centenas e até mesmo milhares de funcionários. E, por incrível que pareça, cada um deles pode realizar seus projetos com total autonomia e liberdade. Essas características estão presentes desde o momento em que a ideia ainda está no papel até a hora de colocá-la efetivamente em prática.
Na verdade, durante todo esse processo o que importa mesmo é o prazo. Atrasos são pouco tolerados, pois, se você pode mesmo executar um trabalho do seu jeito e fazer absolutamente tudo o que julgar melhor, o mínimo que se espera é que as datas de entrega e finalização sejam respeitadas. Para completar, não há muita burocracia ou regras demarcadas para que isso aconteça: assim como o colaborador pode trabalhar no espaço da empresa, também pode ficar na área externa ou em casa, já que o importante mesmo é render.
O modelo de negócios do local é único
Em grandes empresas, é natural adotar longos e complexos planos de negócios. Em geral, são meses para montar, apresentar e aprovar um documento, que, por ser muito extenso também leva um bom tempo para ser executado. O modelo de negócios simples e único também é uma das características do Vale do Silício, que deixa todos esses trâmites para trás.
Com aproximadamente três meses de ação, a empresa já mostra resultados mensuráveis. Como tudo por lá ocorre em agilidade surpreendente, não há tempo para perder com o desenvolvimento de um planejamento inconclusivo. Por isso, esses modelos são mais práticos, rápidos e de fácil compreensão. Basta apenas ajustar alguns detalhes para respeitar o setor de atuação da empresa e também seu posicionamento de mercado.
A organização das empresas é bastante diferenciada
Viajar para o Vale do Silício significa se surpreender: as empresas são organizadas de uma forma totalmente diferente do usual. Para começar, a maioria delas tem o formato de campus, igual a uma universidade. Como muitas organizações surgem em ambientes universitários, a mesma organização é mantida mesmo quando elas já estão em operação comercial. São vários prédios, com salas amplas e mesas compartilhadas, é raro se deparar com baias.
Resposta:
O Vale do Silício é indiscutivelmente o maior polo de inovação do mundo. O local abriga algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como Facebook, Apple e Google, além de universidades renomadas com ensino voltado para empreendedorismo e negócios
Explicação: