CITE E EXPLIQUE AS BASES DO PENSAMENTO RENASCENTISTA ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
otimismo,hedonismo racionalismo,individualismo,universalismo,antropocentrismo, humanismo
Explicação:
O Renascimento é um movimento cultural, artístico e científico que teve início na Itália entre séculos XlV e XVl: final da Idade Média e começo da Idade Moderna. Constitui uma nova visão de mundo e é considerado o “ponto de partida” da cultura moderna.
O movimento recebeu esse nome pelo fato de que retomou os ideais da cultura clássica greco-romana.
No período renascentista, os sábios começaram a descobrir o mundo ao seu redor e o universo de forma geral. Entretanto, o renascimento deu origem a outros movimentos e pensamentos revolucionários que foram não apenas base da cultura europeia, mas também de todo o ocidente.
Vejamos a seguir as principais características do renascimento:
– Humanismo: A base do renascimento. Movimento onde ocorreu a transformação da visão do homem em relação a Deus. Os humanistas, eruditos, buscavam estudar e conhecer o ser humano no geral e valorizá-lo. Como consequência dessa valorização crescente das conquistas e do desenvolvimento humano, surgiu a concepção antropocêntrica.
– Antropocentrismo: Concepção filosófica oposta ao teocentrismo. Atitude ou
– Universalismo: Doutrina que considera a realidade como um todo único, enfatizando os conhecimentos universais. O homem renascentista se destacava em diferentes áreas da inteligência que incluíam conhecimentos e habilidades de todo o universo.
– Individualismo: Contrário ao trabalho coletivo da Idade Média. A existência e essência individual onde o homem certificava-se um ser capaz e eficiente. Tal pensamento afirma a autonomia e as ideias ou ideais individuais. O individualismo não contém relações com o egocentrismo.
– Racionalismo: Doutrina que privilegia a razão como fonte de conhecimento. Método de julgar as coisas baseado unicamente no raciocínio, e não em tradições ou superstições como era na Idade Média. Se baseava em um pensamento racional e filosófico onde o homem tentava entender o mundo por um meio lógico.
– Antiguidade Clássica: Os renascentistas buscavam retomar a cultura e filosofia greco-romana como fonte de inspiração.
– Hedonismo: Valorização dos prazeres sensoriais e materiais que se contrapunha a ideia medieval sobre pecado. O homem hedonista considera o prazer individual a finalidade da vida. Epicurismo, relaciona o bem com o prazer.
– Otimismo: O homem renascentista era otimista sobre o progresso e a capacidade humana de resolver os problemas. Apreciavam a beleza do mundo.
Os princípios renascentistas formaram uma base cultural, artística e científica, porém a sua aplicação foi um processo lento e de longa duração no ocidente moderno.