Cite e explique 3 cinturões agrícolas dos EUA (belts).
Soluções para a tarefa
A comitiva da Aprosoja rumo aos Estados Unidos irá visitar um dos grandes cinturões agrícolas do país – o Corn Belt, ou o cinturão do milho. O governo americano organiza a produção agrícola a partir de um zoneamento das áreas produtivas, incentivando por meio de subsídios financeiros agricultores e pecuaristas que investem nas atividades definidas para cada localidade. A localização dos cinturões não é fruto do acaso: são considerados aspectos climáticos, de solo e até questões históricas da colonização.
Assim, hoje os Estados Unidos podem ser divididos em três grandes zonas de produção agropecuária: o chamado Green Belt (cinturão verde, focado na produção de hortifrutigranjeiros), o Central Belt (Cinturão Central, que se desdobra em três grandes áreas) e o Oeste, marcado pela pecuária extensiva e pela fruticultura do sul da Califórnia.
O Green Belt é formado por pequenas fazendas que ficam nos arredores das grandes cidades, que têm a missão de abastecer o mercado interno – calculado em torno de mais de 100 milhões de habitantes. Embora a presença mais clara do Green Belt seja na região Nordeste dos Estados Unidos, há cinturões verdes em várias outras áreas metropolitanas, como as cidades grandes da Costa Oeste.
Já o grande Central Belt é subdivido em três outros cinturões: o Wheat Belt (Cinturão do Trigo), no Norte, e Corn Belt (o Cinturão do Milho, marcado pela produção de grãos) e o Cotton Belt (Cinturão do Algodão), mais no Sul. No Cinturão Central, a marca principal é a agroindústria de grande escala e altos índices de produtividade, com presença forte de insumos agrícolas industrializados, transgenia e fertilizantes.