cite e explique 2 tipos de danças tipicas do Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Samba
homem tocando pandeiro
O samba é o ritmo brasileiro mais conhecido no mundo inteiro e possui diversas variações. Fonte da imagem: Prefeitura de São Paulo.
O samba é, com certeza, o ritmo brasileiro mais conhecido no mundo inteiro. A origem dele está nos instrumentos trazidos para o Brasil pelos escravos africanos. Entre os principais estão o atabaque, tamborim, cavaquinho, pandeiro e reco-reco. Variações foram sendo criadas ao longo do tempo, mas o samba de roda e o samba de gafieira são as mais populares.
Pau de fitas
Pau de fitas é uma das danças brasileiras de origem portuguesa que hoje é típica no sul do país. Os participantes formam uma roda em volta de um mastro cheio de fitas com o objetivo de formar um trançado ao final da apresentação. Para isso, cada um segura a ponta de uma fita e todos começam a dançar ao som do cavaquinho, viola, acordeão e pandeiro.
Resposta:
Carimbó: Originado em Belém do Pará, o carimbó tem suas raízes em ritmos africanos que foram ganhando elementos europeus e influências indígenas.
Originado em Belém do Pará, o carimbó tem suas raízes em ritmos africanos que foram ganhando elementos europeus e influências indígenas.Assim como outras danças brasileiras, é conhecido por outros nomes, como Baião Típico de Marajó e Samba de Roda do Marajó. A dança acontece em dupla. A mulher faz belos movimentos favorecidos pelas volumosas saias coloridas enquanto o homem bate palmas.
Bumba-meu-boi: Conhecida também como boi-bumbá, o bumba-meu-boi é uma das danças brasileiras mais típicas e está presente em vários estados do Norte e Nordeste. Tanto que foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Conhecida também como boi-bumbá, o bumba-meu-boi é uma das danças brasileiras mais típicas e está presente em vários estados do Norte e Nordeste. Tanto que foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.Mais do que uma dança, uma lenda é contada durante a apresentação. A história é de uma escrava grávida que estava com desejo de comer língua de boi. A pedido dela, o marido mata o boi preferido do fazendeiro. O julgamento dele acontece durante a dança, que é seguida de festa porque o boi é ressuscitado.