Saúde, perguntado por jessyhhh, 11 meses atrás

cite e exemplifique a diferença que existe entre o cateter flexível e cateter agulhado. pra agora​

Soluções para a tarefa

Respondido por sildefisio
0

Resposta:

Explicação:

O scalp é composto de agulha nos calibres 19G, 21G, 23G, 25G e 27G, que é acoplada a uma aleta para empunhadura (apelidado de butterfly) que, por sua vez, está ligada a uma mangueira extensora que tem um conector 6% luer onde se conecta a seringa ou equipo para a administração da medicação. Essa extremidade vem com uma tampa de proteção que deve ser removida no momento em que a medicação será infundida. Como esta tampa serve apenas para proteção e não para vedação, os profissionais de enfermagem heparinizavam o dispositivo para evitar coágulos e obstruções no caso dos pacientes que necessitavam permanecer com o acesso por um período prolongado. Além disso, havia o risco de vazamento de sangue, o que aumentava muito o risco de contaminação no paciente e no profissional.

Os cateteres venosos periféricos proporcionam maior conforto e segurança aos pacientes e aos profissionais. Eles são recomendados na utilização por períodos prolongados ou que exijam a administração de medicamentos com maior risco de causar inflamações nas veias ou lesões na pele do paciente. E também no caso de extravasamento, quando podem causar contaminação do profissional, como no caso das medicações quimioterápicas.

A agulha é confeccionada em aço inoxidável com bísel trifacetado com a finalidade de perfurar a pele até chegar ao acesso venoso, preservando a integridade do cilindro, evitando que ele se dobre ou se quebre até chegar ao vaso. Ele é confeccionado de polímero policloreto de vinila (Teflon® ou Vialon), ou polímero poliuretano (PU), ambos flexíveis, de calibres que vão de 14G a 24G. Em uma das extremidades possui um conector 6% luer onde se observa o retorno sanguíneo e promove a conexão com a seringa, equipo, multivias, etc. para que se inicie a infusão.

O destaque para o cateter 24G é que a sua cânula é bem fina e pode ser utilizado em neonatos sem causar o rompimento do vaso. O cateter é fixado com o auxílio de fita microporosa ou curativo transparente, dispensando o uso de talas. Para o cateter confeccionado em polímero policloreto de vinila, o tempo de permanência é de até 48 horas, enquanto que o cateter confeccionado em polímero poliuretano pode permanecer por até 72 horas.

Portanto, o scalp deve ser utilizado para administração imediata de medicação, onde não há necessidade de se manter o acesso no paciente. Já o cateter deve ser empregado para utilização intermitente de fluídos, onde há a necessidade de se manter o acesso no paciente por um período prolongado.

Perguntas interessantes