Administração, perguntado por larissaeduarda11, 1 ano atrás

cite e descreva os princípias custos da cadeia de logística ​

Soluções para a tarefa

Respondido por alyssonvenom
3

Resposta:

1.1. Estoque e armazenagem. ...

1.2. Embalagem. ...

1.3. Transportes e fretes. ...

1.4. Logística tributária. ...

1.5. Tecnologia. ...

1.6. Operações de distribuição. ...

1.7. Custo humano.

Explicação:

1.1.1. CUSTO DE PRODUTO

Este é o investimento que foi feito em cada material adquirido com os fornecedores.

1.1.2. CUSTO DE FALTA DO PRODUTO

Refere-se à falta de itens no estoque, o que pode acontecer por conta de atrasos na entrega do fornecedor ou de produtos que foram perdidos, danificados, quebrados ou que deterioraram ou venceram. Esse último aspecto é causa de grandes prejuízos para a empresa.

1.1.3. CUSTO DE MANUTENÇÃO

Essas despesas estão relacionadas à mão de obra, inventário, aluguel do espaço físico, impostos, entre outros, além dos gastos que materiais parados ou encalhados geram.

Processos logísticos bem-sucedidos estão relacionados à rapidez e à eficiência nas etapas de recebimento e distribuição de produtos. Por isso, se as operações de estoque e armazenagem são otimizadas, a empresa tem grandes chances de reduzir gastos significativos.

Além disso, um controle eficaz do estoque é essencial para que um empreendimento atinja o equilíbrio entre a oferta e a demanda, o que envolve também o setor de compras. Desperdícios, vendas perdidas e excesso de produtos são fontes de preocupação que podem ser evitadas com um mapeamento mais inteligente da armazenagem.

1.2. EMBALAGEM

A embalagem é fundamental não somente para causar uma ótima impressão no cliente ao receber seu produto, mas também porque o acondicionamento correto dos itens evita acidentes e defeitos nas mercadorias, redobrando a segurança.

Além de intensificar a proteção, é possível economizar e otimizar o uso do espaço dentro dos veículos quando embalagens adequadas e boas práticas de empacotamento — como enviar itens desmontados — são adotadas.

Assim, a embalagem certa pode ser um grande diferencial e gerar economia até na etapa de armazenamento.

1.3. TRANSPORTES E FRETES

O custo de transportes é de fato um dos mais expressivos para as empresas — sobretudo para aquelas que possuem frota própria. As despesas envolvem aquisição de veículos, manutenção, ociosidade, depreciação, combustível, entre outros.

Como a maior parte do que é produzido no Brasil é escoado ao longo de sua vasta malha rodoviária, os veículos precisam percorrer grandes distâncias, o que contribui para o desgaste mais rápido do caminhão, além de aumentar a exposição a riscos.

Afinal, problemas como acidentes e roubos de cargas são, infelizmente, muito comuns nas estradas brasileiras. Assim, a necessidade de investir em práticas de gestão de risco faz com que o preço final do frete fique ainda mais elevado.

1.4. LOGÍSTICA TRIBUTÁRIA

O Brasil é um país que possui uma alta carga tributária e também uma legislação conhecida por ser complexa. Um planejamento tributário bem pensado e estruturado é vital para que a empresa tome conhecimento de isenções fiscais, evite multas, ou até busque sistemas de sociedade diferenciados para reduzir a cobrança de taxas.

Perguntas interessantes