cite e comente acidentes ambientais
Soluções para a tarefa
Resposta:Vazamento de óleo do petroleiro Tarik Iba Ziyad na Baía de Guanabara (1975) ... O maior acidente de vazamento de óleo no Brasil aconteceu em meados dos anos 70 pelo petroleiro Tarik Iba Ziyad, que estava sendo fretado pela Petrobras.
Vale da Morte em Cubatão (1980) ...Na década de 80, a cidade de Cubatão, no interior de São Paulo, foi considerada uma das mais poluídas do país e o município mais poluído do mundo, segundo dados da ONU.
Incêndio na Vila de Socó em Cubatão (1984) ...Um grande incêndio em Socó, atual Vila de São José em Cubatão, foi causado pelo vazamento de gasolina em um dos oleodutos da Petrobras.
Acidente com césio-137 em Goiânia (1987) ...O maior acidente radiológico do Brasil aconteceu em 1987 na cidade de Goiânia. Dois catadores de lixo da região encontraram um aparelho de radioterapia em uma clínica abandonada.
Vazamento de óleo na Baía de Guanabara (2000)Considerado um dos maiores acidentes ambientais do Brasil, o vazamento do óleo que aconteceu na Baía de Guanabara no ano 2000 e atingiu cerca de 25 praias, ocorreu devido ao rompimento de um duto da Petrobras. No total, o vazamento foi de 1,3 milhão de litros de óleo combustível.
Explicação:
Resposta:essa foi a resposta
1. Vazamento de óleo do petroleiro Tarik Iba Ziyad na Baía de Guanabara (1975)
Local: Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro
Data: março de 1975
Quantidade: 6 mil toneladas de crude (óleo)
O maior acidente de vazamento de óleo no Brasil aconteceu em meados dos anos 70 pelo petroleiro Tarik Iba Ziyad, que estava sendo fretado pela Petrobras.
Isso aconteceu, pois, o casco do navio foi rompido em frente a enseada do Botafogo, próximo à ilha do Governador.
O resultado foi uma mancha de 10 centímetros de espessura que surgiu em alguns pontos da Baía de Guanabara. Por conta do acidente, alguns locais também incendiaram.
2. Vale da Morte em Cubatão (1980)
Local: Cubatão, interior do estado de São Paulo
Data: ano de 1980
Causa: liberação de gases tóxicos pelas indústrias do polo petroquímico de Cubatão
Na década de 80, a cidade de Cubatão, no interior de São Paulo, foi considerada uma das mais poluídas do país e o município mais poluído do mundo, segundo dados da ONU.
O aumento de problemas de saúde da população, sobretudo associada ao sistema respiratório, e o número de mortalidade passou a ser um dos mais significativos do país.
Poluição na cidade de Cubatão
Poluição na cidade de Cubatão
Isso tudo foi consequência das indústrias do polo petroquímico de Cubatão que poluíram o ar, a água e o solo da região, pois eram lançados toneladas de gases tóxicos diariamente.
Esse caso atingiu proporções internacionais sendo citado em diversos veículos de comunicação na altura. Inclusive o nome “Vale da morte” (Valley of death, em inglês) foi criado por um jornal americano.
3. Incêndio na Vila de Socó em Cubatão (1984)
Local: Vila São José, em Cubatão, no interior do estado de São Paulo
Data: 24 de fevereiro de 1984
Mortes: 93 pessoas (número oficial)
Quantidade: 700 mil litros de gasolina
Empresa culpada: Petrobras
Um grande incêndio em Socó, atual Vila de São José em Cubatão, foi causado pelo vazamento de gasolina em um dos oleodutos da Petrobras.
Devido a uma falha operacional, houve uma ruptura na tubulação e 700 mil litros de gasolina se espalharam no local. Cerca de 2 horas depois, um grande incêndio tomou conta da área alagadiça de mangue.
Todas as casas que se encontravam perto do local foram incendiadas e mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas. Embora o número oficial de mortos seja 93, moradores acreditam que mais de 500 pessoas morreram naquele incêndio.
4. Acidente com césio-137 em Goiânia (1987)
Local: Goiânia, capital do estado de Goiás
Data: 13 de setembro de 1987
Mortes: 4 pessoas
Quantidade: 19,26 g de Césio
Empresa culpada: Instituto Goiano de Radioterapia
O maior acidente radiológico do Brasil aconteceu em 1987 na cidade de Goiânia. Dois catadores de lixo da região encontraram um aparelho de radioterapia em uma clínica abandonada.
Com o intuito de vender as peças e ganhar algum dinheiro, levaram o aparelho para um ferro-velho da cidade. O trabalhador do local desmontou o aparelho e dentro dele havia uma cápsula com o elemento radioativo do Césio.
Acidente césio, Goiânia
Vista aérea do ferro-velho que foi levado o objeto
As consequências vieram pouco depois, quando as pessoas que tiveram contato com o elemento começaram a ter tonturas e vômitos.
Somente dias depois do primeiro contato, em 29 de setembro, que o caso foi confirmado e acionado um plano de emergência. Apesar de somente ter 4 vítimas fatais, muitas pessoas foram contaminadas e sofreram com os níveis de radiação.
Saiba mais sobre o Acidente com césio-137 em Goiânia.
5. Vazamento de óleo na Baía de Guanabara (2000)
Local: Baia de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro
Data: 18 de janeiro de 2000
Quantidade: 1,3 milhão de litros de óleo combustível
Empresa culpada: Petrobras
Considerado um dos maiores acidentes ambientais do Brasil, o vazamento do óleo que aconteceu na Baía de Guanabara no ano 2000 e atingiu cerca de 25 praias, ocorreu devido ao rompimento de um duto da Petrobras. No total, o vazamento foi de 1,3 milhão de litros de óleo combustível.
O tubo que ligava a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) ao terminal Ilha d’Água, na Ilha do Governador, foi rompido, atingido toda a área do manguezal que ficou completamente destruída e contaminada.
A mancha de óleo se espalhou por cerca de 50 km2 na Baía de Guanabara e afetou diretamente o trabalho de muitas famílias que viviam da pesca, além do ecossistema do local.
espero ter ajudado se poder marca como melhor