História, perguntado por gabrielaalves6, 1 ano atrás

cite duas revoltas regenciais e explique quais eram suas reivindicações

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
59
A revolta da sabinada (ganhou esse nome através do seu líder, Francisco Sabino), foi um movimento liderado por militares e membros da classe média, ocorrido na Bahia entre 1837 e 1838, durante o período regencial. O motivo para essa revolta é a grande insatisfação popular, perante as imposições politicas e administrativas que eles sofriam pelo governo provisório.
 O grande estopim para o início da revolta é o recrutamento militar obrigatório, que foi idealizado para se combater os manifestantes da Guerra dos Farrapos.
No dia 7 de novembro de 1837, contando com ajuda de integrantes do exército, os sabinos foram as ruas e tomaram o poder em Salvador e decretaram a república da Bahia. 
Essa república duraria até  D.Pedro II atingir a idade suficiente para governar o Brasil. O governo central determinou o envio de tropas para a capital baiana e a retomada do governo. Em março de 1838 terminava o conflito, que teve como consequência a morte de cerca de 2 mil mortes e com a consequente prisão de 3 mil revoltosos.


A revolta da balaiada foi um movimento reivindicatório popular (liderador por Raimundo Gomes), ocorrido no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841, durante o período regencial. O motivo para essa revolta é a insatisfação popular, da camada mais podre da sociedade, perante os grandes proprietários agrários da região que detinham um grande monopólio político. Essa influência política era adquirida por estes fazendeiros através da força e violência. 
Perguntas interessantes