Cite dois processos que ajudam a conservar alimentos, explicando como funcionam.
Soluções para a tarefa
Resposta:
*Pɑsteurizɑção: criado por um químico francês, chamado Louis Pasteur, consiste em um processo, que destrói os microorganismos patogênicos, existentes nos alimentos. O alimento, é aquecido a uma determinada temperatura, por determinado tempo, e logo em seguida resfriado, em uma temperatura inferior a de antes, eliminando os microorganismos.
Ao fim, os alimentos são selados hermeticamente, por segurança, evitando uma nova contaminação. Tal avanço científico de Louis Pasteur melhorou a qualidade de vida das pessoas, permitindo que produtos, como o leite, pudessem ser transportados sem entrar em processo de decomposição.
* Desidrɑtɑção e secɑgem: processo no qual, deve-se remover ou diminuir a quantidade de água no alimento, a alta atividade de água e a temperatura, são fatores que aceleram a decomposição dos alimentos, ao retirar a água, é possivel evitar, que sejam criadas condições apropriadas para o desenvolvimento de microrganismos.
O produto é colocado, num lugar onde passe um volume de ar seco e quente. Sendo aquecido, promove a transferência da umidade para o ar, esse processo éusado na conservação de carnes, peixes e grãos. Pode ser realizado naturalmente, deixando o alimento exposto ao sol ou em um local seco, ou adicionando sal de cozinha ao alimento, pois esse desidrata o alimento através da osmose e cria um ambiente inadequado à sobrevivência dos microrganismos. O bacalhau e a carne seca, são exemplos de conservação por esse método.
A secagem, pode ser forçada por meios industriais, em fornos apropriados, conservando peixes e carnes, para conservar batata e café, é feita a a liofilização (retirada total de água dos alimentos), é feita congelando rapidamente o alimento e depois colocando num ambiente de vácuo, que promovendo a sublimação do gelo( passagem da água de estado sólido para estado de vapor).
Há também a atomização (desidratação de um produto líquido em partículas bem pequenas, em um ambiente no qual circula ar quente, promovendo a transformação em partículas sólidas.