Cite dois fenômenos astronômicos relacionados a Lua e explique.
CIÊNCIAS.
coloquei LÓGICA pois não á ciências!
Soluções para a tarefa
Super lua, lua azul, lua sangrenta: Conheça os fenômenos da lua cheia
Lua negra, Lua azul, Lua de sangue, Superlua, você sabe qual a diferença entre todos esses tipos de lua? Devido ao alinhamento com outros astros ou com a Terra, a lua pode aparecer em diferentes formatos, ou mesmo cores, intrigando os homens desde as antigas civilizações.
Na maioria dos casos, esses nomes dados aos
fenômenos lunares não são usados pela ciência, mas são um meio do público em geral e da mídia identificarem as diferentes aparições do nosso satélite. Conheça então os mais interessantes tipos de lua.
A Lua Azul não se refere à cor da lua, como se poderia esperar. Em vez disso, geralmente ela se trata da segunda lua cheia que aparece em um mesmo mês. Esse fenômeno geralmente ocorre a cada dois anos, devido a relação entre o tempo entre uma lua cheia e outra, que é de 29,5 dias, e da duração dos meses, de 28 a 31 dias.
Próximas luas azuis:
1 de outubro e 31 de outubro de 2020;
1 de agosto e 31 de agosto de 2023;
1 de maio e 31 de maio de 2026;
2 de dezembro e 31 de dezembro de 2028.
A chamada Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, acontece durante um eclipse lunar total. Durante o eclipse, a Terra fica entre o sol e a lua, fazendo com que a luz solar não alcance diretamente a lua. Essa luz acaba passando pela atmosfera da Terra, e incidindo no nosso satélite em tons de vermelho.
Essa cor ocorre devido a um fenômeno físico conhecido como dispersão de Rayleigh, onde a Terra absorve as diferentes frequências eletromagnéticas da radiação solar, refletindo apenas a parte vermelha do espectro.
Próximas Luas de Sangue:
25 de abril de 2032;
18 de outubro de 2032;
14 de abril de 2033;
08 de outubro de 2033;
25 de março de 2043.
A Superlua ocorre quando a lua está cheia durante seu ponto mais próximo da Terra, fazendo com que ela apareça maior e mais brilhante.
Esse fenômeno acontece porque a órbita da lua em torno da Terra é elíptica, de modo que o satélite algumas vezes passe mais próximo ou mais distante do nosso planeta. Quando a lua se torna cheia ao mesmo tempo em que sua órbita está mais próxima à Terra, acontece a Superlua, que aparece até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua normal.
Próximas Superluas:
9 de março de 2020;
8 de abril de 2020;
27 de abril de 2021.
O fenômeno da lua nova: Lua Negra
Lua NegraLua negra
A Lua Negra possui vários significados, e sua definição mais usada é para designar a segunda lua nova em um mês, quando o lado oposto da lua é iluminado pelo sol e apenas a parte da sombra fica virada para a Terra. Essas luas negras ocorrem a cada 32 meses.
Mas também existem outra definição para a Lua Negra, que ocorre quando não há luas novas durante todo o mês. Esse fenômeno só acontece em fevereiro, pelo fato desse mês normalmente ter 28 dias, enquanto o ciclo lunar é de 29,5 dias.
Outros nomes da lua
Várias culturas também atribuem nomes diferentes às luas cheias de cada mês, geralmente relacionados com a vida selvagem local e às mudanças de estação. Por exemplo, quando uma Superlua acontece em novembro, as tribos nativas americanas a chamam de Lua do Castor, porque era a época de se fazer armadilhas para esse animal.
Já alguns povos no hemisfério norte chamam a lua cheia de dezembro de Lua Congelada, por acontecer no mês mais frio do ano nessa parte do mundo.
Agora que você conhece os fenômenos da lua cheia, veja também os mitos e fatos que rondam o nosso satélite natural.
Resposta:
Eclipse lunar(1), super Lua(2)
Explicação:
1-Fenômeno astronômico que ocorre quando a lua está total ou parcialmente oculta pela sombra da terra.
2-A ocasião em que a lua cheia ocorre quando a Lua está perto de seu perigeu. Como a órbita lunar é aproximadamente elíptica, quanto mais próxima a lua cheia estiver do perigeu, maior será seu tamanho aparente e luminosidade para um observador terrestre. No caso de uma "superlua", ela pode ser cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante do que uma lua cheia média.