Cite dois exemplos do uso da tecnologia no sequenciamento do DNA humano.
Soluções para a tarefa
ANÁLISE DE FEZES E VALIDAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS E INSUMOS
Espero que eu tenha ajudado
Resposta:
1. MONITORAMENTO AMBIENTAL
Você sabe qual é a importância de se conhecer o microbioma que nos cerca? Sabe por que devemos nos preocupar com quais são as bactérias e vírus que estão circulando na nossa cidade, na nossa casa ou no nosso carro?
Com o uso de swabs, é possível recolher uma amostra dos micro-organismos presentes em aparelhos eletrônicos, cadeiras, corrimões, porta de banheiros, torneiras, maçanetas do carro, mãos… enfim, qualquer superfície que possa acolher um microbioma.
Com apenas uma pequena amostra, é possível aplicar o sequenciamento de DNA e conhecer todos os micro-organismos que estavam presentes no momento da coleta. Dessa forma, conhecendo o microbioma, é possível a tomada de decisão em caso de contaminações microbiológicas, ou mesmo para o monitoramento de um ambiente que precisa estar limpo e livre de contaminações, como por exemplo, um hospital.
2. VALIDAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS E INSUMOS
Se você é responsável pelo controle de qualidade de alguma indústria de alimentos ou medicamentos, com certeza lida diariamente com a cobrança de que as matérias-primas e os insumos utilizados no processo de produção sejam adequados aos parâmetros microbiológicos exigidos pelas legislações vigentes. Isso é fundamental para que não aconteça uma contaminação de produto final, uma contaminação cruzada ao longo do processo, ou ainda, que comprometa a segurança dos alimentos.
Com o sequenciamento de DNA é possível identificar todos os microrganismos presentes nas cadeias produtivas, além de rastrear os micro-organismos encontrados, saber onde estão os repositórios e como estão se espalhando na indústria, para que se possa fazer o controle adequado, caso se trate de bactérias deteriorantes ou patogênicas, por exemplo.
Veja aqui um case de sucesso em que se usa o sequenciamento de DNA para validação de matérias-primas.