História, perguntado por arthur2182, 1 ano atrás

Cite dois exemplos do Iluminismo na ciência​

Soluções para a tarefa

Respondido por CatiaCavalheiro
6

O Iluminismo (movimento intelectual ocorrido na Europa, que alterou a visão de mundo contemporâneo).

     O século XVIII começou a nortear a ciência que a conhecemos hoje. Nessa época o Iluminismo se encontrava no auge e se fundamentava na supremacia da razão, levantando questionamentos sobre a real influência de Deus e sua existência. A partir dessa época, se deu uma divisão da ciência, próximas as disciplinas que temos hoje: a física, a matemática, as ciências naturais. Nesse período temos a influência de grandes nomes da ciência como o de Newton, que recebeu uma campanha muito grande na Grã-Bretanha para sua popularização. Os iluministas utilizaram sua imagem para difundir a nova razão, e com a intenção de disseminar o conhecimento, surgem então, as enciclopédias, dicionários, livros populares, por esse meio a informação seria rápida e concisa, havendo também uma reforma na educação, o surgimento de conferências populares, todas com um apelo sensorial e bem grandioso, sem muito aprofundamento matemático, todo esse esforço era para que o conhecimento fosse rapidamente popularizado.  

      Outro homem que teve importância para popularizar a imagem de Newton foi o francês Voltaire, exilado em Londres conheceu os trabalhos de Newton, simpatizante de suas idéias, escreve "Lettres philosophiques", que exaltava a superioridade de Newton em relação a Descartes, também publica também "Élemens de la philosophie de Neuton" primeiro livro de divulgação científica que foi traduzido em diversas línguas, o que mais uma vez ajudava na popularização de Newton. Com a intenção de difundir os pensamentos Newtonianos vários equívocos de sua obra foram ignorados. Um outro livro que ficou muito famoso na Europa foi "Newton per le dame" escrito por Francesco Algarotti.

      O nascimento da química moderna ocorreu, de maneira gradual, no século XVIII. Antes dessa época não existiam trabalhos que se assemelhavam ao que é feito atualmente pela química (é errôneo afirmar que a alquimia seria uma pré-química, pois esta não tinha como objetivo estudar as propriedades dos materiais e elementos, no entanto ela foi bastante útil para o desenvolvimento de aparatos e técnicas laboratoriais utilizadas até hoje). Não houve um tempo cronológico na Alquimia, sabe-se que ela teve grande contribuição de diversos povos, e foi difundida na Europa a partir do contato com os povos árabes no período medieval. Os principais objetivos da alquimia envolviam compreender os segredos da matéria, encontrar a cura de todos os males, aprimorar o espírito, responder questões a cerca da eternidade e obter a Pedra Filosofal.

      Ainda no século XVIII, predominava a teoria do flogisto para explicar os processos de combustão e calcinação, pela teoria o flogisto seria uma substância imperceptível aos olhos, impossível de ser isolada, não podendo ser criada ou destruída, e quando liberado da substância, o flogisto soltava fogo. Essa teoria explicava grande parte dos processos químicos, mas não todos, logo novas explicações começaram a surgir, algumas das teorias mais elaboradas estavam relacionadas com o ar,que na época não era visto como uma mistura de gases, de maneira gradual começaram a surgir novas teorias da composição do ar (por exemplo: Joseph Black nomeou o ar fixo e Priestly nomeou o ar desflogisticado), mas foi Antoine Lavoisier que conseguiu explicações mais concretas, além de nomear o “ar vital” como “princípio oxigênio” e comprovar a formação de produtos na combustão de gás inflamável (derrubando a teoria do flogisto) também fez todo um processo de unificação da nomenclatura de compostos utilizados na alquimia (muitos desses nomes mantidos até hoje) e junto com outros filósofos naturais criou uma revista científica específica da química, surgindo desta o que conhecemos hoje como “revisão por pares”, dessa forma Lavoisier, ao impor sua nomenclatura, promoveu seu nome ao rol de cientistas da época.

Perguntas interessantes