Artes, perguntado por ajudapoow, 5 meses atrás

Cite dois bens imateriais cariocas e dois bens materiais do estado do Espirito Santo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por luanakellyferreirada
3

Resposta:

Rio de Janeiro

Sítio Cultural de Ipanema 

O bairro de Ipanema, pela sua história, tornou-se uma referência do modo de vida do carioca, refletindo-se em todo o país. Nele, se processaram (e ainda se processam) acontecimentos significativos em todos os setores culturais da cidade. O objetivo do decreto foi perpetuar a memória coletiva do bairro. (Decreto n° 23161 de 21 de julho de 2003)

Bossa Nova 

O movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1950é um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo. Entre suas principais composições, estão joias como Chega de Saudades, Garota de Ipanema, Samba do Avião, Águas de Março, Desafinado, O barquinho, Eu Sei Que Vou Te Amar, Ela é Carioca,  entre outras. (Decreto n° 28552 de 15 de outubro de 2007)

Espírito Santo

Vila Velha - Cidade localizada na Região Metropolitana de Vitória possui duas edificações tombadas: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário construída pelos jesuítas no núcleo histórico de Vila Velha, considerada a mais antiga do Espírito Santo, datada de 1551; e um dos santuários mais antigos do Brasil, o conjunto do Outeiro, Convento e Igreja de Nossa Senhora da Penha (construído entre 1650 e 1659) que pode ser visto de diversas localidades próximas e se destaca pela forte presença das formações rochosas similares à do Pão de Açúcar (RJ) que lhe conferem características únicas.

Anchieta - Dois dos principais aldeamentos construídos pelos jesuítas no Brasil estão nas terras capixabas, banhadas por rios e pelo mar. Reritiba (atual Anchieta), fundada por Anchieta, em 1569, foi o local escolhido pelo jesuíta para passar os últimos anos da vida. A Igreja Nossa Senhora da Assunção e Convento (igreja, residência e colégio), conjunto tombado pelo Iphan, em 1943, uma das obras do padre, é datada de 1579. Seus compartimentos foram modificados, com o decorrer do tempo, para a ocupação de órgãos administrativos como a Câmara Municipal e o Tribunal de Justiça. Atualmente, abriga o Museu do Padre Anchieta.

Perguntas interessantes