Filosofia, perguntado por Diamantina794, 1 ano atrás

cite diferentes expressões do dualismo psicofísico na história da filosofia.

Soluções para a tarefa

Respondido por NathanSiilva
200
Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo baseada na presença de dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação. É dualista por excelência qualquer explicação metafísica do universo que suponha a existência de dois princípios ou realidades não subordináveis e irredutíveis entre si.
Respondido por EduardoPLopes
23

O dualismo psicofísico é a ideia de que existe, em algum grau, duas "partes" da natureza, sendo cada uma delas intrinsecamente distinta da outra.

Sendo uma forma de pensamento muito comum, temos exemplos de dualismos psicofísicos na história da Filosofia, por exemplo, com o Mundo Inteligível x Mundo Sensível de Platão, o Corpo e a Alma em Descartes, a Razão e a Emoção na modernidade e mesmo a divisão escolástica (anterior a Descartes) entre Corpo físico e Espírito.

Estas duas "partes" da natureza constituem também o ser humano, de modo que, em muitos casos, a filosofia ocidental apresenta o ser humano justamente como o "lugar" onde o dualismo se encontra e toma forma, sendo o ser humano parte cada coisa.

Mais sobre uma diferenciação clássica entre ideias e coisas:

https://brainly.com.br/tarefa/13856896

Anexos:
Perguntas interessantes