Cite característica semelhantes entre o varguismo e o peronismo.
Soluções para a tarefa
O golpe de Estado fracassado de 1954, representou a luta entre dois setores da burguesia, um ligado aos interesses nacionais, representado por Getúlio Vargas, e outro representante do imperialismo. Trata-se de um exemplo importante do funcionamento de todas as classes sociais em luta e apresenta semelhança com os dias de hoje. Podemos ver os mesmos setores em luta hoje, Dilma Rousseff do PT e os dois candidatos da direita, Aécio Neves do PSDB e a candidata ainda mais à direita, Marina Silva do PSB.
É preciso ver que a crise de 1954 teve na origem o ano de 1930, com o colapso da República Velha, que foi derrubada pela Revolução de 1930, que, por seu lado, levou Getúlio Vargas pela primeira vez, à cabeça do governo. O novo governo enfrentou toda uma série de contradições e acabou entrando em crise. Como consequência, o próprio Vargas organizou um golpe de estado em 1937, o Estado Novo, ao estilo da Alemanha nazista e da Itália de Mussolini.
Getúlio Vargas tinha duas feições diferentes. Primeiro, encabeçou um movimento revolucionário. Segundo, encabeçou um governo de extrema direita, que foi o único período da história nacional em que o Congresso esteve fechado de maneira definitiva.
O acirramento das contradições no governo de 1950-1954
O acirramento das contradições escalou a partir de 1950. Getúlio Vargas elegeu-se pelo voto popular e levou a cabo um governo democrático.
Getúlio Vargas havia sido um elemento da oligarquia dissidente da República Velha, no Rio Grande do Sul, um opositor muito moderado daquele regime. Foi ministro das Finanças do último governo da Primeira República, o que refletiu o grau de integração com o regime. Quando o governo de Washington Luiz desabou, Getúlio Vargas foi levado ao governo como parte de uma aliança entre a oligarquia dissidente e a burguesia industrial, que passou a assumir a dianteira do processo político.
Durante o governo do Estado Novo, Vargas procurou levar adiante uma série de projetos do interesse da burguesia nacional, em aliança com o imperialismo. Construiu a CSN, a primeira siderúrgica do Brasil, que era fundamental para construir a indústria de base. Fez isso por meio de um jogo de negociação e de pressão com o imperialismo norte-americano. Permitiu uma base área em Natal durante a Segunda Guerra em troca da tecnologia para a construção da CSN. Foi uma conquista do País no sentido da industrialização do Brasil, um pacto político para beneficiar a burguesia industrial e a expansão do capitalismo nacional.
Vargas manobrou o quanto ele pode entre a Alemanha e os Estados Unidos. Percebendo que a balança se inclinava para os norte-americanos, aliou-se a eles. Por esse motivo, o Brasil enviou 10 mil soldados à Europa para atuar como braço das forças armadas dos EUA na disputa entre imperialismos rivais. Assim, os militares norte-americanos adquiriram influência no interior das forças armadas brasileiras.