Cite brincadeiras ou jogos onde Síndrome de Down, Deficiência intelectual participe.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Jogo dos obstáculos
O jogo dos obstáculos é uma forma de incentivar o desenvolvimento da habilidade motora, da consciência corporal, do equilíbrio e da coordenação das crianças com SD. Também é uma maneira de fazer a turminha aprender que pode superar contratempos e restrições, e se sentir confiante por ter conseguido.
Essa atividade pode ser realizada, até mesmo, na sala de casa: basta montar um percurso com obstáculos para que a criança passe. A brincadeira pode ser feita com almofadas, uma corda delimitando o caminho e brinquedos — basta soltar a imaginação.
A dificuldade pode variar de acordo com a idade e a capacidade motora. Lembre-se de que um percurso muito difícil pode frustrar os pequenos, enquanto um caminho fácil não desafia as habilidades.
2. Brincar em frente ao espelho
A brincadeira com espelho desenvolve a autopercepção e é um jeito de a criançada se reconhecer e perceber os movimentos. É uma atividade lúdica, que trabalha o desenvolvimento psicológico e ainda auxilia a descobrir os limites do próprio corpo.
Assim, vale pedir para a molecada fazer diferentes expressões faciais e caretas. Imitar gestos também é uma atividade benéfica, além de apontar para determinada parte do corpo e perguntar o nome.
Posicionar um espelho de frente para a criança enquanto ela brinca é outra maneira de ela se enxergar e perceber o seu espaço.
3. Jogos para descobrir e conhecer melhor as formas
brincadeiras para crianças com síndrome de down
Atividades que exercitam a percepção visual das crianças são fundamentais para que elas entendam como as coisas ao seu redor funcionam. Brincadeiras que envolvam formas ajudam a melhorar a coordenação motora.
Isso acontece porque a turminha percebe o que encaixa e como manusear um objeto. Também há uma percepção de espaço, tamanho e profundidade dos itens.
Para administrar esses jogos, é possível apresentar desenhos de triângulo, quadrado, círculo e retângulo e pedir para que o pequeno aponte objetos com aquelas formas. Estimular que desenhem as formas geométricas é de grande ajuda, assim como recorrer a brinquedos de encaixe.