cite atletas brasileiro destaque de cada modalidade de corrida
Soluções para a tarefa
Adhemar Ferreira da Silva
Primeiro medalhista olímpico da história do Brasil no atletismo, o paulistano Adhemar Ferreira da Silva levou o ouro no salto triplo nas Olimpíadas de Helsinque, Finlândia, em 1952, com a marca de 16,22 m, e em Melbourne, Austrália, em 1956, com 16,33 m. Ele ainda foi tricampeão pan-americano e nos jogos da Cidade do México, em 1955, conquistou sua melhor marca e recorde mundial, com 16,56 m.
Joaquim Cruz
Natural de Taguatinga (DF), o meio-fundista Joaquim Cruz fez história nos jogos de Los Angeles, em 1984, com o ouro emocionante nos 800 m rasos. Ele correu a prova quase inteira em segundo lugar, mas com um sprint final de tirar o fôlego, ultrapassou o britânico Sabasitan Coe e conquistou o ouro. A imagem dele dando a volta olímpica com a bandeira do Brasil ficou eternizada.
Robson Caetano
Considerado o maior velocista do Brasil, o carioca Robson Caetano conquistou o bronze nos 100 m rasos nos jogos de Seul, em 1988, e no revezamento 4x100 m livre em Atlanta (1996). Conquistou ainda três copas do mundo de atletismo nos 200 m rasos e detém até hoje o recorde sul-americano dos 100 m rasos.
Vanderlei Cordeiro de Lima
O maratonista nascido em Cruzeiro do Oeste (PR) venceu as maratonas de Tóquio (1996), São Paulo (2002) e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999) e Santo Domingo (2003). Mas foi nos Jogos Olímpicos de Atlanta (2004), que Vanderlei entrou para a História. Ele liderava a prova quando foi atacado pelo padre irlandês Corneliu Horan, em uma imagem inesquecível. Mostrando uma incrível capacidade de superação, ele voltou à prova e conseguiu o bronze. Sua atitude esportiva mereceu a medalha Pierre de Coubertin, que homenageia os atletas que valorizam a competição olímpica acima da vitória.
Maurren Maggi
A saltadora de São Carlos (SP) entrou para a história como a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha olímpica no atletismo, e foi logo um ouro, com a espetacular marca de 7,04 m, no Salto em Distância em Pequim-2008. E essa nem foi a melhor marca de Maurren na carreira. Com 7,26 m, ela detém o recorde brasileiro e sul-americano da modalidade.
Thiago Braz
O mais recente herói do atletismo brasileiro tem apenas 23 anos e emocionou o Brasil na noite de 15 de agosto no Estádio Olímpico do Engenhão. Em uma disputa histórica com o francês Renauld Lavillenie, o jovem de Marília chegou a 6,03 m na competição do Salto com Vara. A torcida brasileira foi ao delírio com o feito e o ouro inédito em casa.