cite aspectos da cultura material e imaterial do Antigo Egito.
Soluções para a tarefa
CULTURA MATERIAL
Associada aos elementos concretos de uma sociedade está a cultura material
Diversas edificações, objetos artísticos e cotidianos, fazem parte da cultura material, os quais são classificados de duas maneiras:
Bens móveis: podem ser transportados e reúnem os acervos e coleções.
Bens imóveis: são estruturas fixas e representam os centros históricos, sítios arqueológicos, etc.
Exemplos de Bens Materiais
Vestimentas
Museus
Teatros
Igrejas
Praças
Universidades
Monumentos
Obras de Arte
Utensílios
Cultura Imaterial
Associada aos hábitos, comportamentos e costumes de determinado grupo social está a cultura imaterial ou patrimônio cultural imaterial.Este representa os elementos intangíveis de uma cultura.
Exemplos de Bens Imateriais
Danças
Músicas
Literatura
Linguagem
Culinária
Rituais
Festas
Feiras
Lendas
EU DEI O MEU MELHOR BOA SORTE
Boa Tarde!!
Como aspectos de cultura no Egito Antigo ou Antigo Egito, temos:
Escrita: Temos como a principal e mais conhecida escrita egípcia os hieróglifos, que foram decifrados em 1822 pelo francês Jean-François Champollion. Os egípcios também tinham outros dois tipos de escrita, a hierática que era hieroglífica simplificada e a demótica que era mais simples e rápida.
Artes: A arte egipcia ligada a religiosidade e ao funeral, ou seja, a morte. São poucas as obras egipcías que foram criadas da arte pela arte, onde quase todas estavam ligadas á um contexto religioso e político.
Temos como exemplo de arquitetura egipcía as grandes pirâmides, com suas proporções gigantescas e com larga utilização da pedra como matéria-prima. As pirâmides representavam à força política e perpétua do governante divinizado e tinham relação com a imortalidade da alma.
Nas esculturas era observada a lei do frontalidade, ou seja, o corpo humano era representado de frente e dividido em duas partes iguais.
Nas pinturas era utilizada a pintura afresco, e as pinturas eram representadas com o rosto, pés e pernas de perfil, enquanto que os olhos e o tórax eram vistos de frente. Eram representadas cenas do cotidiano nas pinturas, e tinham também a função decorativa. A pintura era realizada principalmente na folha de papiro.
A literatura era basicamente em cima da ideologia religiosa e moral.
Religião: Os egípcios acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e no retorno da alma ao mesmo corpo, por esse motivo, quando mortos, os faraós eram embalsamados para que o seu corpo se conservasse até a sua volta.
A religião era de caráter politeísta. A religião desempenhou um papel de predomínio no cotidiano e no padrão cultural.