Geografia, perguntado por felippe50cent, 1 ano atrás

cite as razões de Portugal dificultar o desenvolvimento da manufatura e da industria no tempo do Brasil-Colônia

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
236
Portugal dificultava, intencionalmente ou não, de maneira direta ou não, o desenvolvimento da manufatura e da indústria no Brasil pois, para os portugueses, não fazia sentido econômico investir recursos no desenvolvimento industrial da colônia.

Embora a colônia pagasse impostos, muitas vezes pesados, boa parte daquilo que era produzido aqui ficava por aqui mesmo, de modo que um investimento por parte de Portugal não seria um bom negócio. 

Portugal também esperava do Brasil uma certa produtividade anual. Se os brasileiros decidissem investir suas fortunas na industrialização, demoraria um tempo até que este investimento desse retorno, de modo que, até lá, Portugal se veria privado de um lucro certo, algo que fazia com que Portugal adotasse, muitas vezes, uma postura contrária à industrialização nacional, mesmo que fosse uma iniciativa privada.
Respondido por beatrizevictorp6w7ju
38

Resposta: Não era conveniente para Portugal ter uma colônia poderosa e desenvolvida industrialmente. Lisboa é que transformava as matérias importadas.

Explicação: Pelo que entendi Portugal não queria se industrializar com outros países mais sim só com o Brasil mais em um período acabaram tendo que criar um modo para não perderem os açúcares,sais e etcs... Então o único modo era se indústrializar(não sei se minha explicação foi certa e clara mais espero ter ajudado bjs)

Perguntas interessantes