História, perguntado por Thau23, 1 ano atrás

Cite as principais medidas do governo provisório

Soluções para a tarefa

Respondido por milenacapellaro
3

Foram decretadas as seguintes reformas: ampla autonomia para as províncias, transformadas em estados; centralização das forças armadas na capital; extinção da submissão da igreja ao estado e liberdade de culto; naturalização em massa dos imigrantes. É elaborada uma nova constituição que estabeleceu o Brasil como uma república federalista presidencialista; uma república laica; divisão de poderes tradicionais, legislativo, executivo e judiciário, o poder moderador deixa de existir oficialmente; voto restrito (poucas pessoas tinham o direito de votar) e aberto, ou seja, não era secreto. O voto aberto acabou se transformando no voto de cabresto.

Com a intuição de eliminar as instituições monárquicas foram dissolvidas as Câmaras e o Conselho de Estado, além de exilar a família imperial.

Na tentativa de industrialização, promovida principalmente pelo ministro Rui Barbosa, foi adotado: uma política protecionista, dificultando as importações; incentivos fiscais e burocráticos; uma política de empréstimos realizados pelo governo.

Porém, aconteceu um boicote dos cafeicultores à economia, eles não investiram, pegavam empréstimos e abriam empresas fantasmas, gerando uma crise inflacionária, chamada de Crise do Encilhamento. Imprimiu-se papel moeda sem ter o valor em ouro, além da queda do preço do café, devido à concorrência internacional.

Vários decretos governamentais, no governo de Deodoro, voltados para a economia causaram polêmicas e repercutiram mal junto ao Congresso Nacional. Com a falta de apoio do Senado e da Câmara dos Deputados, o governo de Deodoro se tornou insustentável, ele decidiu, então, fechar o Congresso Nacional e estabelecer Estado de Sítio, mandou que forças militares cercassem os edifícios da Câmara e do Senado. Um grupo de deputados e monarquistas da marinha organizou um movimento conhecido como Revolta da Armada, uma ação coletiva por parte de alguns centros da marinha, entre eles o da Baía de Guanabara, que se revoltaram e prometeram atacar a cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Para evitar o pior, Deodoro da Fonseca, então com apenas nove meses de gestão, decidiu renunciar. 

Assumiu o vice, Floriano Peixoto. Seus anos de governo foram difíceis para ele e também para seus opositores, perseguidos sem trégua e castigados na forma da lei. A repressão aos movimentos antirrepublicanos fez de Floriano um herói nacional, mas os boatos de que pretendia ficar ilegalmente no poder, ao em vez de realizar novas eleições, fez com que perdesse as eleições de 1894, quando foi eleito Prudente de Morais, um legitimo representante das oligarquias cafeeiras paulistanas, dando início à oligarquia do Café com Leite.

Respondido por EtheriousVinicius
4
PEC 55 (241), reforma da previdência, reforma trabalhista, MP do ensino médio, liberação do pré-sal para empresas privadas, entre outras medidas.
Perguntas interessantes