cite as principais invenções do final do seculo XVIII e inicio do seculo XIX
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fogão a gás (1802), Planador (1804) , Locomotiva (1804) , Endoscópio (1805) , Lâmpada a arco voltaico (1809) ,Extintor de incêndio (1818), Ônibus (1826)
Explicação:
No inicio do século XIX o Inglês George Bodley, criou a partir da ideia de cozinhar seus alimentos de uma maneira mais pratica inventou o fogão a gás, de ferro com quatro queimadores e um pequeno forno. O fogão a gás permitia cozinhar os alimentos de uma forma mais planejada, por que o fogão a lenha não cozinhava os alimentos da mesma forma em alguns lugares ele ficava cru e em outros queimados.
O planador foi o primeiro aeroplano. As inúmeras tentativas do homem para imitar o voo dos pássaros fizeram construir vários tipos de planadores. O tempo registra muitos fatos que descrevem as tentativas de voar do homem.
Sir George Cayley, no séc. XIX, foi o primeiro homem que estudou a teoria de voo em termos de matemática e construiu um planador que lançado de uma colina, chegou a resultados muito bons
Em 1804, ocorreu o primeiro passeio de uma locomotiva, chamado de “cavalo mecânico”. Ele foi construído para transportes da matéria prima. Com o aumento das cidades Richard Trevithick, construiu um modelo para exclusivamente transportar carvão de uma cidade à outra.
Foi Philip Bozzini quem, em 1805, fez a primeira tentativa de observar o corpo humano vivo diretamente através de um tubo que ele criou, conhecido por Lichtleiter (instrumento de orientação da luz) para examinar o trato urinário, o reto e a faringe. Em 1853, Antoine Jean Desormeaux, da França, fabricou um instrumento especialmente destinado a examinar o trato urinário e a bexiga. Ele o denominou de “endoscópio”, e essa foi a primeira vez que o termo foi utilizado na história. Instrumentos semelhantes a endoscópios apareceram já na era AC. O endoscópio, um instrumento que permite observar o interior do corpo humano, foi usado na antiguidade, nos períodos grego e romano. Nas ruínas de Pompéia, foi descoberto e evidenciado um instrumento considerado um protótipo dos endoscópios.
Extintor de incêndio é um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar incêndios em casos de emergências. Em geral é um cilindro que pode ser carregado até o local do incêndio, contendo um agente extintor sob pressão.
O médico alemão M. Fuchs inventou em 1734 bolas de vidro cheias de uma solução salina destinada a ser atiradas no fogo. O moderno extintor de incêndio automático foi inventado por um militar inglês, o Capitão George William Manby, depois de ter presenciado um incêndio em 1813 em Edimburgo que começou no quinto andar de um edifício no qual as mangueiras não alcançavam devido a altura da edificação. Nada pode fazer para evitar que o fogo se espalhasse e tomasse o quarteirão.
O conceito de ônibus como modalidade de transporte público tem sua origem na cidade de Nantes, França onde, em 1826, Stanislav Baudry decidiu estabelecer um transporte entre o centro da cidade e as instalações de banhos públicos de sua propriedade em Richebourg, nos arredores da cidade. O serviço combinava as funções das carroças hackney com as das diligências que percorriam uma rota pré-determinada, transportando passageiros e correio. O veículo era dotado de bancos de madeira ao longo do mesmo e a entrada era efetuada por trás.