Cite as principais ideias iluministas
Escolha um autor iluminista e comente suas ideias.
Como era a sociedade do "Antigo Regime" que os iluministas criticavam?
Explique os 3 poderes e suas funções.
Comente as consequências do Iluminismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
cite as principais ideias iluministas?
R:Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia
Escolha um autor iluminista e comente suas ideias.
R: Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Ao contrário de todos os outros iluministas, Rousseau não acreditava no individualismo, indo contra as teorias liberalistas da época. Para ele, com a igualdade não seria possível que as pessoas tivessem propriedades privadas, e que o bem estar social só seria possível se a posse de bens acabasse. Ou seja: nada de bens próprios para ninguém, todo mundo deveria ter as mesmas coisas, ser tratado da mesma forma, ter o mesmo poder. Imagina como seria um mundo assim?
Saiba mais sobre Rousseau e como se diferenciava de outros iluministas em sua biografia.
Como era a sociedade do "Antigo Regime" que os iluministas criticavam?
R: Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. ... Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.
Explique os 3 poderes e suas funções.
R:poder executivo,legislativo e judiciário.
executivo tem a função de governar e administrar o interesse público na área da sua competência.
legislativo tem a função de elaborar as leis
judiciário tem a função de garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado.
comente as consequências do iluminismo
R:Os ideais iluministas tiveram sérias implicações sociopolíticas. Como exemplo, o fim do colonialismo e do absolutismo e implantação do liberalismo econômico, bem como a liberdade religiosa, o que culminou em movimentos como a Revolução Francesa (1789).