Geografia, perguntado por l4491391, 11 meses atrás

cite as principais espécies de vegetação e fauna típicos da caatinga​

Soluções para a tarefa

Respondido por dantally
1

Resposta:

vegetacão:

A vegetação da Caatinga tem como característica principal o fato de se adaptar à aridez do solo e à escassez de água na região.

Quando as condições de umidade do solo são mais favoráveis, a caatinga se assemelha à mata, onde são encontradas árvores como o juazeiro, também conhecido por joá, ou laranjeira do vaqueiro, a aroeira e a baraúna.

Nas áreas mais secas, de solo raso e pedregoso, a caatinga se reduz a arbustos e plantas tortuosas, mais baixas, deixando o solo parcialmente descoberto.

Nas regiões mais secas aparecem também plantas cactáceas, como o facheiro, o mandacaru, o xique-xique, que servem de alimento para os animais, na época de seca, e as bromeliáceas (macambira).

Algumas palmeiras e o juazeiro, que possuem raízes bem profundas para absorver água do solo, não perdem as folhas.

Outras plantas possuem um mecanismo fisiológico, o xeromorfismo, produção de uma cera que reveste suas folhas que faz que percam menos água na transpiração, um exemplo é a carnaubeira denominada “árvore da vida” ou árvore da providência, pois tudo dela se aproveita.

A maioria das espécies tem espinhos, o que leva o vaqueiro da região usar roupa de couro, para sua proteção.

fauna:

Embora a diversidade de animais em ambientes de clima árido e semiárido seja menor do que em florestas tropicais, por exemplo, é um equívoco falar que a Caatinga é um bioma pobre em termos de espécies animais. A Caatinga abriga na verdade várias espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, peixes e outros. Além disso, muitas espécies são exclusivas desse bioma.

A Caatinga abriga aproximadamente 178 espécies de mamíferos, que são representados por marsupiais, tatus, tamanduás, ratos, macacos, onças, veados e capivaras, entre outros. Há também muitas espécies de morcegos.

Há também algumas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda (Puma concolor), a onça pintada (Panthera onca), o gato-do-mato (Leopardus tigrinus) o guigó-da-Caatinga (Callicebus barbarabrownae), que é o único primata exclusivo desse bioma, e o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), espécie exclusiva do Brasil.

Outras espécies endêmicas, ou seja exclusivas do local, são os roedores Kerodon rupestris e Wiedomys pyrrhorhinos. Os veados Mazama americana e Mazama gouazoubira, o caititu (Pecari tajacu), o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) e a cutia Dasyprocta primnolopha são alguns dos mamíferos amplamente distribuídos na Caatinga.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no ano de 2016 havia o registro de 136 espécies ameaçadas e 46 espécies endêmicas ameaçadas de extinção neste bioma. Além disso, este bioma é um dos mais afetados pelo tráfico de animais.

- dant

Perguntas interessantes