Sociologia, perguntado por Euu550, 1 ano atrás

Cite as principais conquistas dos movimentos sociais ao longo dos séculos XX e XXI.

Soluções para a tarefa

Respondido por angelaluizaa
28

 1. Movimentos de igualdade racial

Desde a abolição, os negros passaram a se abrigar em guetos e comunidades, sendo marginalizados. O fim da escravidão não havia mudado a mentalidade social que, por muito tempo e ainda hoje, os vê como inferiores.

Com o passar dos anos, diversos movimentos sociais em defesa da igualdade racial foram criados com o objetivo de conquistar direitos.

E mesmo que a situação ainda seja de vulnerabilidade e preconceito, o Brasil avançou na criação de políticas públicas para a população negra, e os movimentos estão aí para garantir que essa luta continue.

Entre essas conquistas está a criação das cotas para negros, que reservam uma certa porcentagem de vagas a pessoas de etnias distintas. Ainda há polêmica em torno das cotas, mas não deixa de representar um grande avanço.

Há um grande caminho pela frente. Os negros ainda vivenciam a desigualdade nas relações de trabalho, além do preconceito velado de um país que registra casos de racismo nos dias de hoje.

 2. Movimentos de igualdade de gênero  

Apesar de trazer muitas vitórias em sua trajetória, o Movimento Feminista tem, ainda, um grande caminho pela frente.

A mulher ainda é vista por muitos como objeto, sendo criticada pela sua forma de vestir e se portar. Inúmeras são vítimas de violência sexual, psicológica, física e ideológica, ferindo gravemente o direito a autonomia pelo próprio corpo.

Apesar do movimento feminista já atuar há algumas décadas, percebe-se que atualmente ele está diferente. Algumas pessoas dizem que o feminismo de hoje é multifacetado, sendo criados diversos grupos com interesses semelhantes, mas cada um defendendo uma pauta específica.

No passado, essa luta se concentrava na conquista pelo direito ao voto, pela igualdade salarial e inserção do mercado de trabalho. Hoje, o movimento agrega outras pautas e ganha espaço não apenas nas ruas, mas principalmente nas redes sociais.

Recentemente, campanhas a favor da legalização do aborto, como forma de conquista pela autonomia do corpo, e contra a cultura do estupro que acomete mulheres de todas as idades se espalham em todo o mundo.

 3. Movimento LGBT

Talvez este seja um dos movimentos que mais ganhou visibilidade nos últimos tempos. No Brasil e no mundo, a causa em defesa das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros busca, de forma democrática, conquista de direitos, além de lutar contra a homofobia, a intolerância sexual e a discriminação.

É composto por ativistas que, representando os homossexuais, buscam garantir a valorização dos mesmos, com foco na humanização e no bem-estar dessas pessoas que, há tanto tempo, vêm sofrendo ações preconceituosas por parte de uma sociedade ainda atrasada e intolerante.

Dentre as principais conquistas LGBTs, podemos citar:

a retirada do termo “homossexualismo” da Classificação Internacional de Doenças (CID);

o reconhecimento da união estável entre casais homossexuais;

a possibilidade de requerer junto ao INSS pensão por morte de companheiro;

a aprovação de lei no Rio de Janeiro que impõe sanções para quem agir de forma discriminatória (Lei nº 7041 de 15/07/2015);

a legalização da adoção homoafetiva;

a legalização da união civil homoafetiva.

Quanto à criminalização da homofobia, infelizmente ainda não existe lei que pune o agressor e os casos de violência contra os homossexuais ainda é classificada como lesão corporal. Em 2006, foi criado um projeto de Lei que criminaliza a Homofobia (PLC 122/06), porém, após tramitar por 8 anos foi arquivado.

Outra pauta que tem causado discussão é a restrição à doação de sangue. No Brasil, ela está expressa na portaria 158/2016, do Ministério da Saúde. Porém, essa decisão está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Partido Socialista Brasileiro, que quer acabar com as restrições de doação de sangue impostas aos homossexuais, afinal, todo sangue recebido é testado independentemente de quem os tenha doado.  

 4. Movimentos das pessoas com deficiência

Os movimentos sociais em defesa das pessoas com deficiência têm, ao longo do tempo, lutado para fazer valer os direitos de acessibilidade a esse público, garantindo a possibilidade de uma vida comum e a participação de forma direta ou indireta na definição de políticas públicas.

E, nessa jornada de lutas, a Lei nº 7.853 de 24 de outubro de 1989, representa uma grande conquista para o movimento. Por meio dela, fica assegurado o exercício de direitos individuais e sociais das pessoas com deficiência, bem como sua efetiva integração social.

Como foi dito, é um grande avanço, mas ainda há muito o que ser feito, visto que, infelizmente, o poder público e parte da sociedade ainda não dão a devida importância à problemática que essas pessoas vivem no cotidiano.

Os movimentos lutam por inclusão social, acesso à mobilidade urbana, ao mundo de trabalho, à educação e também por mais atenção por parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Perguntas interessantes