História, perguntado por gabrielabonkerner5, 7 meses atrás

Cite as principais característica da Guerra Fria entre os Estados Unidos e União Soviética (atualmente Russia).

Soluções para a tarefa

Respondido por estervitorialinda
1

Resposta:

Equilíbrio de poder (e alguns diriam até equilíbrio do terror): isso porque ambas as nações tinham que manter seu poder militar e político igual ou superior ao do rival, o que leva a outra característica

Corrida armamentista: justamente na tentativa de igualar ou superar a força do oponente, esses países investiam pesado em armamentos e tecnologia de guerra o que leva a construção de misseis, navios maiores e mais rápidos, a internet também surge nessa época, e a temida bomba nuclear (que leva ao nome de equilíbrio do terror, pois os outros países ficavam horrorizados com o poder de destruição de ambos).

Corrida espacial: que é a briga das duas nações pra ver quem conseguia desenvolver a tecnologia que levaria o homem a lua (EUA vence, mas URSS chegou bem perto, inclusive é a primeira a enviar com sucesso um animal pro espaço).

Ausência de conflitos diretos, mas abundancia de indiretos: EUA e URSS nunca entraram em guerra armada, mas apoiaram muitas guerras que ocorreram no período da GF, vide as guerras por independência dos países africanos e a guerra civil na coreia. mas eles evitavam o coflito direto pela certeza de que se destruiriam e possivelmente o mundo junto, então só enviavam armamentos e dinheiro/mantimentos para os lados do conflito que apoiavam (detalhes, algumas pouquíssimas vezes eles enviaram tropas, como a URSS na guerra do Afeganistão e o EUA na guerra do Vietnã.

E o principal, Guerra ideológica: com o fim da segunda guerra as antigas potencias mundiais estão quebradas (ing, fra, ale) e tem um espaço vago de poder que atrai como um ima as duas grandes potencias que emergiram nessa guerra, era inevitável. A grande disputa entre elas é sobre qual modelo político-econômico dá mais certo, o EUA defende o capitalismos liberal (todos os países devem abrir seus mercados para a entrada de produtos estrangeiros sem tarifas ou restrições) e a URSS defende a ditadura socialista com o objetivo de alcançar o comunismo (igual distribuição de bens).

Explicação:

Perguntas interessantes