Cite as medidas tomadas pelo Marques de Pombal para aumentar os recursos do cofres do Reino de Portugal
Soluções para a tarefa
Olá!
O Marquês de Pombal, cujo nome de bastimo era Sebastião José Carvalho e Melo, foi conhecido por investir e incentivar a cultura e educação tanto em Portugal, quando era Ministro da coroa portuguesa, quanto no Brasil colônia.
Responsável pelas Reformas Pombalinas, O Marquês de Pombal, visavam reduzir os gastos exorbitantes dos membros da corte portuguesa, investir na produção de Cultura, Artes, Ciências e educação, criou novos impostos para extrair o máximo de impostos das colônias portuguesas, principalmente no Brasil.
O Marquês de Pombal também,e foi responsável por acabar com a escravidão em Portugal, e a escravidão indígena no Brasil. Ele também expulsou os jesuítas do país
Para dinamizar a exploração de riquezas na colônia e o controle comercial, Pombal criou a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba. - Aumento da fiscalização sobre a exploração de ouro e cobrança de impostos nas regiões auríferas. Neste contexto foi criada a derrama.
Bons Estudos! :)
Resposta: Oi!
1- Aumento da fiscalização sobre a exploração de ouro e cobranças de impostos nas regiões auríferas.
2- Expulsão dos jesuítas do Brasil, tirando-os do controle do sistema educacional e das missões jesuítas. Pombal, desta forma, buscou aumentar o poder nas áreas controladas pelos jesuítas, além de tomar posse de propriedades da Igreja Católica no Brasil.
3- Em 1759, Pombal decretou que as propriedades (territórios) do sistema de Capitanias Hereditárias deveriam voltar para o controle do governo português. Desta forma, decretou o fim do primeiro sistema de divisão territorial brasileiro, criado nos primórdios da colonização do Brasil.
Explicação: Espero ter ajudado :)